Acender lâmpada com relé (usei led ao invés de lâmppda)

Referência: sketch em que usa-se relé para acender lâmpada
no exercício usei led ao invés de lâmpada.
Por favor me expliquem o que ocorreu:

  1. COM ARDUINO ISOLADO:
    montei o sketch clássico para acender lâmpada (no caso led) com relé.
    experimentei nos pinos 7 e 12.
    experimentei com módulo relé e somente relé (com transistor,diodo, etc)
    Em todos os casos funcionou corretamente.
  2. COM ETHERNET SHIELD ACOPLADO NUM OUTRO ARDUINO:
    repeti todas as montagens anteriores e em nenhum caso a lâmpada (no caso led)
    acendeu. Tanto com o cabo de rede como sem ele.
    Obrigado pela futura ajuda
    Rodolfo

Tentou rodar algum outro sketch usando este outro Arduino e o ethernet shield? Tipo, o ligar um led direto na saída do arduino, sem o uso do relé shield ou mesmo de um relé auxiliar com transistor e etc?

Como você tentou acionar a saída através do shield ethernet?

Já passei por problemas mais simples quando comecei a brincar com o arduino, e assim como em qualquer outro problema, devemos sempre buscar simplificar as montagens antes de partir para algo que envolva muitos componentes. No seu caso, seria interessante tentar ligar um led em uma das portas disponíveis do ethernet e testar o acionamento, seja ele via algum botão também conectado ao shield ou via algum sketch de acionamento via rede.

Rud57 passei por este mesmo problema com o ethernet shield aliado ao RFID mfrc522. No meu caso havia conflito nas portas 10 e 04 verifique se vc não está usando estas portas para comandar o shield relé e também declare a porta como saída. Pinmode(10, OUTPUT); no meu caso estas medidas funcionaram.

Att.

Descobri mas não entendi:
Quando ligo o ethernet e o arduino com o usb, o relé
não é acionado.
Quando alimento o conjunto com fonte externa (deixando o cabo de red)
tudo funciona perfeitamente.
Dá a impressão que o sinal do pino escolhido não é suficiente para
acionar o relé.
O que vc acha disso?
abraços

Provavelmente isso mesmo, a corrente do USB não atende a demanda. Pode colocar exemplo da ligação, link etc?

Não sei como anexar o croquis que fiz bem como o sketch.
Pode me ajudar?

Na barra de menu onde voce escreve os comentarioa tem um botão de upload de arquivos ou ctrl+G



1 curtida

Problema resolvido então?

Vc viu o croquis e sketch? O que achou?

é o esquema clássico, não tem como dar errado.