Adeus Arduino, Olá ESP8266!

Olá Pessoal,

Quem acompanhou meu projeto de automação usando Arduino + Chips de RF ( Automação residencial sem fio com Arduino + Raspberry PI ) viu que o TAMANHO das coisas era um problema.
Eis que estou há alguns dias brincando com essa maravilha. O ESP8266 ( https://espressif.com/en/products/esp8266/ ). Basicamente é um módulo com um microcontrolador ARM de 32 bits junto com um chip WIFI.

Fiz um vídeo com meus primeiros resultados: https://www.youtube.com/watch?v=5jtxauNMUSw

Enfim, é fantástico. Muito mais potente e barato que o Arduino e já vem com WIFI!! Vou refazer todo o esquema agora usando WIFI e devo poder criar módulos ainda menores e mais baratos,e ainda mais fáceis de usar. Vamos ver :smile:

13 curtidas

Olá,

Gostei do vídeo, muito bom o projeto. Estava em dúvida se valia a pena comprar um módulo destes, agora sei que vale o investimento, pois ele tem duas grandes vantagens em relação aos chips de RF: o preço, e ele é compatível com protocolos de rede padrão, além de que dependendo do projeto nem precisa do Arduino para usar ele.
Tenho algumas dúvidas em relação a ele: na hora que colocou ele na rede, ele apareceu no seu roteador? Pelo que sei ele funciona através de comandos, é muito difícil de configurar ele?

Ele funciona em dois modos, o modo “AP”, onde ele vira um acess point (e ai vc conecta seu dispositivo à ele) e o modo “STATION”, onde ele se conecta ao seu AP/Roteador. Se você quer usar ele junto com o Arduino, ele atende uma série de comandos AT e é bem simples de usar sim.
Para configurar, basta ligar ele na seria (via um adaptador TTL/USB) e mandar os comandos AT pra ele :slight_smile:

Muito interessante…Acabei de encomendar um!

Você chegou a fazer testes reais sobre consumo dele, em plena operação e em stand by (ou sleep mode)?

Att,
Artur Gontijo

Fiz algumas medições durante cerca de 1 hora.
Em standby o consumo de corrente é quase zero. Ele tem um modo automático de sleep/wakeup, então é tranquilo.
Em operação, a média é cerca de 200ma, porém indo de 50ma a 800ma (!). Depende da qualidade do sinal, do fluxo de dados, etc.

1 curtida

Olá pessoal,

@jalf, primeiro, parabens pelo vídeo! E boa sorte nos projetos,

@arturgontijo, se quiser um outro módulo Arduino+Wifi , recomendo o Spark Core, veja o link com as características técnicas e alguns exemplos de projetos ( https://www.spark.io ).
E pode comprar direto do fabricante, em http://www.seeedstudio.com/depot/Spark-Core-with-Chip-Antenna-p-1495.html
Também acha nos DX e Alie da vida…

  • Como primeira vantagem, usando o ambiente web disponível para programação, você tem acesso a toda a bliblioteca disponível;
  • Segunda e interessante, esqueça precisar conectar o cabo a bichinho para descarregar qualquer coisa…
  • as próximas deixo pra você descobrir, ok?

Abraço a todos, e qualquer coisa, só gritar!

Olá @Paitch, eu fui backer desse projeto no kickstarter e tenhos dois módulose Core. O problema com eles é que são “grandes” (se comparados ao ESP8266), CAROS (muito caros), consomem mais energia e são menos potentes que o chip ARM que vem no ESP.
Como vantagem, o maior número de pinos de I/O, PWM, Uart, etc. Além de poder utilizar qualquer biblioteca já disponível pelo fabricante.
Na minha opinião, nenhuma dessas vantagens vale o fato dele custar 10x o preço de um ESP8266. Eu não recomendo.

Olá pessoal!

Esse módulo é realmente muito interessante e abre janelas para várias soluções em IoT.

Para quem interessar, tenho um amigo que está fazendo alguns pots (em português) sobre o mesmo. A sequência tá bem legal IMHO.

@jalf parabéns pelo projeto, compartilhe conosco os steps da nova versão :wink:

's

1 curtida

Massa @trvll , valeu a dica! Vou acompanhar. Eu não tenho blog nem nada então vou postar as coisas aqui mesmo :smile:

A propósito, gostei da ideia dele para usar na protoboard. Eu tive de fazer uma placa somente para testes:

O pessoal daqui me informou desse site: http://www.esp8266.com.br/, porém parece desativado. Seria bom ter um lugar para trocar ideias sobre ele…

è, pelo jeito só reservaram dominio mesmo.

Legal a plaquinha, facilita um tanto.

PS: convidei o pedro pra aparecer por aqui :wink:

Pessoal, esse ESP8266 é realmente fantástico!

Já estou há cerca de 2 meses com ele mas sem muito tempo de colocar no meu blog.
No que puder ajudar, estarei por perto!

@trvll Valeu pela divulgação do meu blog!

Pedro

1 curtida

Olá Jalf, como você alimento o ESP8266?
No início estava conseguindo trabalhar como ele alimentado diretamente do pino 3,3V do Arduino. Mas depois vi que o LED vermelho reduzia sua intensidade, e a comunicação falhava. Pesquisei e tentei diversas formas para alimentá-lo alternativamente: Regulador de tensão LM1117, Diodo Zener, divisor de tensão circuitos e etc. e não consegui.
Acabei de comprar uma fonte externa 3,3V para arduino. Espero que assim resolva o problema.

É isso mesmo…as vezes ele consome muita corrente e o arduino só vai aguentar até 200ma e pelo datasheet o módulo pode eventualmente puxar 800ma!
Sempre usa uma fonte externa.

jalf, a comunicação do esp/computador vc faz atraves de um conversor USB-TTL ?

outra dúvida, vi esses dois modelos aqui do ESP:

http://pt.aliexpress.com/store/product/NodeMcu-Lua-WIFI-development-board-based-on-the-ESP8266-Internet-of-things/431798_32321944301.html (mais caro, porem possui uma estrutura muito bem feita e já possui um conversor usb integrado)

http://pt.aliexpress.com/store/product/NodeMcu-Lua-WIFI-development-board-based-on-ESP8266-Internet-of-things/431798_32264797795.html (mais barato que o exemplo anterior, e tbm já possui conversor usb integrado )

vale a pena investir um pouquinho a mais neles?

Outra dúvida, como vocês fazem para enviar os comandos AT para o ESP? usam algum sdk/ide? indicam alguma para OSX?

Sim, a comunicação é feita com um conversor USB-TTL normal.

Sobre esses kits, você não precisa deles, mas sem dúvida são bem convenientes :smile:

E para mandar comandos AT para o ESP, basta um terminal serial comum. Pode ser o que tem no IDE do Arduino.

@jalf, sobre esses kits eu fiz o pedido de um pois achei interessante esse nodeMcu mesmo sabendo que dá para atualizar o firmware desse simples para esse nodeMcu, como o custo é baixo e eu comprei alguns componentes, não pesou tanto. Hoje fiz a compra de 3 modelos desse ESP8266 só que fiquei curioso por um material do @pedrominatel, vi ele utilizando esse nodeMcu no modelo ESP8266 onde ele enviou comandos serial do ESP8266 para o arduino através de um printf(‘conteudo’), isso claro com lua.

Como solicitei 3 ESP8266 vou tentar atualizar um deles para esse nodeMcu para ver se consigo (até pq quero experimentar e testar várias coisas). Me veio a seguinte dúvida, sem esse processo do nodeMcu (que ajuda e muito pessoas como eu que esta começando nesse hobby), como enviar mensagens (quanto a mensagens eu digo String mesmo) através do serial do ESP8266 para o arduino e no arduino eu ficar escutando o meio através do famoso if(Serial.available() > 0) é possível?

eu vi a seguinte comunicação na web:

e queria fazer essa comunicação (até por que eu achei bem simples e prática mas não sei se funciona) para basicamente realizar o seguinte teste:

Subir uma html para esp8266, clicar em um button que estará na pagina dentro da pagina que enviará mensagem via serial para o arduino e o arduino ligar uma led. Queria saber como realizar esse envio do ESP8266 para o arduino via serial, se alguem conseguiu efetuar esse processo, ficaria grato em saber como.

É tudo pela serial mesmo. Vc manda comandos “AT” se estiver usando o firmware padrão, ou qualquer forma customizada se estiver usando um firmware seu.
É simples, não se preocupe :slight_smile:

eu comprei a ver ESP-12 justamente para sair do arduino e usar diretamente estes modulos minusculos porem superpotentes. Da para editar diretamente seu firmware em linguagem LUA ou colocar um bootloader e transforma-lo em um arduino. Encomendei 3 deles com adaptador externo.

Eu sou só programador, não tenho muito tato com ferro de solda, então estou buscando coisas prontas no caso do ESP8266 comprei uma grove no http://www.seeedstudio.com porque vou usar em um projeto com sensores [chuva,iluminação etc…]

A minha intenção é sair encaixando as coisas, colocar o programa pra dentro e vida que segue.

NodeMCU

Grove $5,50

1 curtida

Olá a todos. Recentemente adquiri uma Nodemcu. Essa plaquinha promete não é mesmo! O problema é que utilizo o windows 10, e ele não instala o driver ao conectar a placa, o que acontece facilmente quando conecto no windows 7 do meu filho. Não vejo a hora de concluir algumas aplicações com ela. Se alguém puder ajudar, agradeço desde já. Valeu.