Agitador magnético (dúvidas no circuito elétrico)

Olá, pessoal! Tudo bem? Sou novo por aqui. Encontrei um projeto de circuito elétrico bem simples e gostaria de tirar algumas dúvidas. O projeto é o seguinte:

Pretendo trocar o cooler por um motor elétrico de 5 V (e a fonte, consequentemente) e prender um ímã a ele pra que esse ímã gire, fazendo girar outro ímã que fica dentro de um frasco com líquido pra promover agitação.

Minhas dúvidas são várias…
A fonte pode ser um carregador de celular?? Ontem passei numa loja de eletrônica pra procurar o motor elétrico e o senhor que me atendeu disse que não podia ser carregador porque carregador não tem nada a ver com fonte e que o circuito não funcionaria porque faltava uns capacitor e um monte de pecinha que nem lembro o nome. Ele tá certíssimo ou esse projeto pode funcionar assim como tá?

Outra dúvida é: a voltagem da fonte e do motor (ou cooler) precisam ser a mesma, certo? E quanto à corrente? Se a corrente de saída da fonte for um pouco maior que a corrente do motor, ele vai queimar? Caso contrário, vai ficar totalmente parado ou vai girar mais devagar?

E quanto ao aquecimento, esse sistema do projeto tende a esquentar muito? Ele será feito para ser usado por até 72h sem parar.

Valeu…

Um carregador de celular que forneça 5V pode alimentar um motor de 5V, só é necessário que a potência que a fonte forneça seja maior (ou igual, mas preferencialmente maior) que a potência que o motor precisa.

Com relação ao que disse o senhor da loja, quais as especificações do seu motor? Se é um motor DC de 5V, se você alimentá-lo com 5V de uma fonte DC ele deve funcionar, lembrando-se de verificar a potência do motor e da fonte.

Não tem problema se a corrente que a fonte fornece é maior que que a corrente do motor, e sim o contrário,
Ex.: Se o motor for exigir 2A e a fonte puder fornecer 1A nominalmente, isso é problema.
Agora, se a fonte puder fornecer 2A e o motor exigir 1A, tudo bem.

Quanto ao aquecimento depende da corrente do motor, pode ser que o transistor esquente, mas creio que este TIP42 tem corrente nominal de até uns 6A (Mas isso é bom você conferir no datasheet dele…)