AJUDA Projeto Placa Joystick com dúvida na programação avr

Galera já tem um tempo que encontrei na internet 2 projetos de placas para joystick usb identificados como dispositivos HID no computador, isso garante que elas sejam facilmente conectadas sem a necessidade de drives “plug and play”

Consegui os componentes necessários para a fabricação de uma. Só que estou passando por problemas na hora de programar. (.hex configuração de fusíveis e tal…). Na real nunca utilizei um chip atmega8 sozinho e nem sei os passos para a programação avr.

Se alguém no grupo tiver algum conhecimento em programação de um avr, por favor entre em contato comigo. O projeto é bastante interessante, e eu quero dar sequencia nele.

Se eu conseguir finalizar o projeto pretendo fazer um tutorial pra divulgar a ideia e ensinar na fabricação de um. A construção em si do hardware não é complicada, o que está dificultando é a parte da programação. Nunca tive nenhuma experiencia com avr e quero me aventurar nesse projeto

Aqui está os links do site onde encontrei o projeto:
http://www.raphnet.net/electronique/usb_game12/index_en.php
http://www.raphnet.net/electronique/usb_game16/index_en.php

Umas das dúvidas que tenho é sobre o programador.

Comprei uma versão na china de um programador isp, mas acho que ele veio com problema. O computador reconhece ele com um dispositivo HID, e vi em alguns vídeos no youtube ele sendo reconhecido com USBasp.

Testei alguns programas para ver se ele é reconhecido, mas nem no avrdude e nem no extreme burner reconhecem ele.