Alarme com sensor de presença

Claro. Fiz o esquema aqui no paint: Espero que resolva seu problema.

parabéns pelo esquema ficou nuito bom, vou fazer o teste, obrigado.

Disponha. Conhecimento é para ser repassado, senão de nada vale. xD

Oi Jack, acho que vou desistir desse projeto, montei o esquema com o novo sensor e aconteceu o mesmo, no momento que ligo o sensor na rede o alarme dispara.

Que pena cara. Eu queria mesmo que tivesse dado certo. Sinceramente não entendo oq está acontecendo com seu sensor. Eu tava pensando aqui, se a fonte não recebe tensão, como que a sirene toca? É bastante estranho esse fato. Bem, mais sorte no próximo projeto então.

Olá Jack, acho que estou ligando errado o circuito, estou alimentando o sensor direto na tomada, ou seja, fase/fase, pelo seu esquema teria que ligar na fase e neutro e se não me engano essa é uma ligação exclusivo para lâmapada, ou estou enganado? está correto ligar direto na tomada 110V?

Não, não é exclusivo para lâmpada. Qualquer carga CA pode ser ligada dessa forma. Seu sensor é 220?
Fase e neutro vão para o sensor, e um terceiro fio sai dele, que é o retorno da fase,que ligaria/desligaria a lampada, e no seu caso deveria ligar/desligar a fonte que alimenta a sirene, como está no esquema. Teria como vc fazer um esquema de como vc está fazendo essa ligação? Talvez assim eu consiga perceber oq está errado.

meu sensor é bivolt vou fazer um esquema e já te mando

Testei uma lâmpada e também a sirene

A lâmpada também ficou o tempo todo acesa? Pelo seu esquema não vejo nada errado. Não teria algo no ambiente mantendo o sensor acionado?

ao ligar na tomada a lampada acende de imediato sem a ocorrencia de aproximação, estou ligando escondido do sensor, então em seguida ela apaga, mas quando me aproximo ela não acence,

Ola deu certo o eskema?? estou montando um parecido,as dicas aqui dadas foram de grande valia…vou alimentar a fonte com a saida do sensor.
e regularei a foto celula do sensor para acionar somente a noite

Bem eu não sei se funcionou para o ricardopanesi. Eu fiquei afastado do fórum por um tempo, e ao que parece ele também está. Na minha concepção, deveria funcionar sim, por uma questão de lógica teórica, porém eu não sei oq aconteceu com o circuito prático do ricardopanesi para dizer oq realmente aconteceu. Então, fica à critério para testar. Caso tenha dúvidas, fique à vontade para perguntar, que responderei o mais breve possível.

Italo na verdade acabei desistindo do projeto, pois não sei se era problema do sensor ou do esquema, eu nem voltei na loja onde comprei o sensor para saber se era mesmo o problema. Apesar da grande ajuda do Jack, infelizemte acaba acontecendo o que foi colocado na minha última postagem.

Jack_Kum pode me ajudar, ou alguem, estou montando esse projeto com 2 sensores pir e uma placa GSM, onde tem um alarme que assim que detecta o movimento dispara a sirene e envia um sms, mais ele esta disparando sozinho. não sei mais o que fazer. segue o codigo

#include “SIM900.h” //bibliotecas do módulo GSM
#include “sms.h”
#include <SoftwareSerial.h>
SMSGSM sms;

boolean started=false;

char telefones[][15] = { // Matriz para o número de dígitos do telefone
"+5518988078149", 0}; // o 0 é utilizado como condicional de stop

int ledVermelho = 13; // Pino para o LED vermelho
int PIRPin = 7; // Pino OUT do sensor PIR
int PIR2Pin = 8;
int PIR = 0; // representa o valor fornecido pelo PIR
int PIR2 = 0; // representa o valor fornecido pelo PIR

/**************************************************************************************FUNÇÃO ENVIO DE SMS/

void sensor_presenca() {
if(started){
for (int i = 0; (int)telefones[i] != 0; i++) { // o 0 detecta o final
if (sms.SendSMS(telefones[i], “Alerta! Perimetro Invadido!”)) {
Serial.print("\nSMS enviado para o numero: ");
Serial.println(telefones[i]);
Serial.println(“Perimetro Invadido!”);
Serial.println(“SMS OK”);
}
}
}
};
/
***********************************************************************************************
************************************************************************************************/
void setup()
{
pinMode(ledVermelho, OUTPUT);
pinMode(PIRPin, INPUT);

//função da Conexão Serial
Serial.begin(9600); // bitrate - Taxa de dados 9600 bps
Serial.println(“Conectando Shield IComSat GSM/GPRS SIM900 v1.1”); //teste deconexão com a rede
//configuração do Shield com a baudrate.
if (gsm.begin(2400)){
Serial.println("\nSTATUS = SISTEMA CARREGADO!");
started=true;
}
else Serial.println("\nSTATUS = SISTEMA COM PROBLEMA, FALHA NA REDE GSM!");

};

void loop()
{
PIR = digitalRead(PIRPin); // Faz leitura do OUT do sensor PIR e atribui o valor lido em PIR
if (PIR == HIGH){ // Testa se a variável PIR é alta
digitalWrite(ledVermelho, HIGH); // acende led vermelho
Serial.println(“Perimentro Invadido!”);
sensor_presenca();
delay(10000);
}
else{
digitalWrite(ledVermelho, LOW); // mantem o led vermelho apagado
}
PIR2 = digitalRead(PIR2Pin); // Faz leitura do OUT do sensor PIR e atribui o valor lido em PIR
if (PIR2 == HIGH){ // Testa se a variável PIR é alta
digitalWrite(ledVermelho, HIGH); // acende led vermelho
Serial.println(“Perimentro Invadido!”);
sensor_presenca();
delay(10000);
}
else{
digitalWrite(ledVermelho, LOW); // mantem o led vermelho apagado
}
};

Qual modelo de sensor pir vc tá usando?

Obrigado pela força, o modelo do pir é Hc-sr501

bem, eu fiz assim:
include “SIM900.h” //bibliotecas do módulo GSM
include "sms.h"
include //include sem parâmetro(remover)
SMSGSM sms;

boolean started=false;

char telefones[][15] = { // Matriz para o número de dígitos do telefone
"+5518988078149", 0}; // o 0 é utilizado como condicional de stop

int ledVermelho = 13; // Pino para o LED vermelho
int PIR_1Pin = 7; // Pino de sinal do sensor PIR
int PIR_2Pin = 8;//Pino de sinal do sensor PIR
int PIR_1 = 0; // representa o valor fornecido pelo PIR
int PIR_2 = 0; // representa o valor fornecido pelo PIR

/**************************************************************************************FUNÇÃO ENVIO DE SMS/

void sensor_presenca() {
if(started)
{
for (int i = 0; (int)telefones[i] != 0; i++) { // o 0 detecta o final
if (sms.SendSMS(telefones[i], “Alerta! Perimetro Invadido!”))
{
Serial.println("\nSMS enviado para o numero: ");
Serial.println(telefones[i]);
Serial.println(“Perimetro Invadido!”);
Serial.println(“SMS OK”);
}
}
}
};
/
***********************************************************************************************
************************************************************************************************/
void setup()
{
pinMode(ledVermelho, OUTPUT);
pinMode(PIRPin, INPUT);

//função da Conexão Serial
Serial.begin(9600); // bitrate - Taxa de dados 9600 bps
Serial.println(“Conectando Shield IComSat GSM/GPRS SIM900 v1.1”); //teste deconexão com a rede
//configuração do Shield com a baudrate.
if (gsm.begin(2400))
{
Serial.println("\nSTATUS = SISTEMA CARREGADO!");
started=true;
}
else Serial.println("\nSTATUS = SISTEMA COM PROBLEMA, FALHA NA REDE GSM!");

};

digitalWrite(ledVermelho, LOW); //é necessário inicializar as saídas, pois o mcu não sabe oq fazer com ela, nesse ponto.

void loop()
{
PIR_1 = digitalRead(PIR_1Pin); // Faz leitura de sinal do sensor PIR 1 e atribui o valor lido em PIR_1
PIR_2 = digitalRead(PIR_2Pin);// Faz leitura de sinal do sensor PIR 2 e atribui o valor lido em PIR_2

if (PIR_1 == HIGH || PIR2 == HIGH) // Testa se a variável PIR_1 ou PIR_2 é alta
{
digitalWrite(ledVermelho, HIGH); // acende led vermelho
Serial.println(“Perimentro Invadido!”);
sensor_presenca();
delay(10000); //mantem ativado por 10 segundos
}
else
{
digitalWrite(ledVermelho, LOW); // mantém o led vermelho apagado
}

};

ok. vou testa e retorno falando se está funcionando . muito obrigado …

Para esta lação do sensor para acionar sirene 1 liga o sensor na tomada sensor de presença de parede e de tero fxspt foxlux liga direto na tomada e fio azul direto na tomada porem unir ofio azul uma saida para fonte de 12 vollt ou chave chaviada fg e vermelho liga direto afonte chaviada de 12vollt a mesma , portanto obseva o positiva fonte de saida para sirena vai passa atraves do sensor de 110volltt para 12vollt porem quando liga na tomada de110vollt observa o positivo da tomada sensor fica ligado por 2,9 minuto acionado a sirene para vc fazer este esquema substitu sirene por uma luz de 12vollt para teste fucionando coloca serene definitiva descupa por erro de portuques devido horario 3hora da madrugada boa sorte