Alcance de comunicação sem fio

pelo o q eu percebi o papel do conversor é fazer a lidação do VCC, GND, RX e TX.
entoão teóricamente seria a msm coisa q eu conectar diretamente no arduino!
Correto?!

Se eu entendi a sua pergunta, sim. O arduino estaria ligado ao computador, e passaria o sketch para o ESP8266 que estaria ligado nele.

Você deve ficar atento pois o Arduino trabalha com 5v e o ESP com 3.3V, e o TX do arduino vai usar 5v, o que pode danificar o ESP (aceito correções se eu estiver errado).

É por isso que eu prefiro usar o conversor, que tem um jumper para selecionar entre 3.3v e 5v, assim você evita uma série de preocupações. O chato do conversor é o tempo que leva para chegar.

Você disse anteriormente que não sabia programar o ESP. Nesse caso é bom você já ir decidindo se quer programá-lo como o arduino, ou com LUA. Eu estava inclinado a ficar no lado do arduino, mas fui sendo levado cada vez mais para o lado da linguagem de programação LUA, e hoje só uso ela. Até parei um pouco de mexer com o hardware para me concentrar na LUA e em HTML, para os meus projetos.

1 curtida

mas a programação em lua é dificil?
pq eu sou acostumado em mexer em arduino, detalhe sou intermediário em linguagem C!

Eu nunca tinha usado LUA, e estou achando bem fácil, e tem muita documentação boa, de graça (sem pirataria), na internet, mas, no final, é tudo uma questão de gosto pessoal.

Para mim está sendo fácil a adaptação porque faz algumas décadas que não programo nada sério, então não estou “viciado” em nenhuma linguagem de programação. Acho que isso facilita :slightly_smiling:

No início eu estava meio reticente quanto à usar LUA, já que eu estava usando a IDE do arduino e estava me adaptando bem (gostando muito). Mas muitos exemplos de projetos usavam LUA, e, quando passei a usar, quase que exclusivamente, o ESP8266, tive que fazer a opção, e acabei optando por usar LUA com a IDE ESPlorer. Até agora não me arrependi.

Você tem essa IDE LUA?

É só baixar em: http://esp8266.ru/esplorer/

Precisa de java instalado na máquina.

É feito por um russo, mas a página e o IDE estão em inglês.