Alternativas Raspberry Pi

Olá Pessoal! Tudo bem?

Estou desenvolvendo um projeto de automação em que um Arduino controlará alguns sensores e utilizaremos uma Rasp para ser o “cérebro”, se conectar a um serviço web e controlar as demais operações, enviar dados, etc.
Andei vendo algumas alternativas a Rasp, como a HummingBoard, Banana Pro, Beagle Bone Black, Rock Pro. Enfim, arquiteturas bem parecidas com algumas diferenças.

Alguém já trabalhou com algumas delas? Teria algo para compartilhar?

Custo e acessibilidade são itens importantes para que o projeto não fique caro.

Necessidades:

  • Wifi
  • Conectar com servidor web
  • Custo baixo
  • Disponibilidade no Brasil
  • Processamento

Links alternativas Raspberry Pi:

abs a todos os fazedores!

Creio que em custo e acessibilidade nenhuma dessas opções baterá o RPi, tendo em vista que a Element14 tem representação nacional pela Farnell Newark. Obviamente que o preço no Brasil é mais alto, mas não vejo nenhum embarcado para superar o valor de um novíssimo RPiA+ ($20).

Por fim, acho que colocar um Arduino para ler sensores só aumenta o custo do projeto, um RPi da série plus dispõe de 40 pinos dos quais mais da metade são de entrada e saída para propósitos gerais e não entendo por qual motivo o Arduino é que tem que ser responsável por intermediar a leitura de sensores.

Bom o problema é ter o wifi embutido na placa, segundo suas alternativas apenas a Rock da radxa é que tem, todas as demais você tera que usar algum adatador ou quando disponível pci-e. Voltando ao assunto uma alternativa muito boa também é a cubieboard disponível na loja mundi

Se ter Wi-Fi onboard é um requisito do projeto, então as alternativas mais clássicas não são uma opção, incluindo a própria Cubieboard.