Ar condicionado com Arduino

Pessoal,Alguém poderia me ajudar,pelo o que eu ja pesquisei sei que controle remoto de ar condicionado e diferente dos comuns.Mas não sei o que eu faço para conseguir o código dele.
Obrigado.

1 curtida

Cara pra não te dar de “mão beijada” e pra dar os devidos créditos. Pesquisa na internet Matheus Medeiros do Cruz - UFC. Ele é um ex professor meu, ele fez a monografia em cima da automação dos ar condicionados da Universidade Federal do Ceará. Ele conseguiu clonar e enviar o código clonado do controle do ar. Também estava sofrendo com isso. Clonava e nuca dava certo. Mas semana passada consegui clonar e controlar ar condicionados eletrolux e carrier(ainda não testei com outras marcas) me guiando pela monografia dele, e te asseguro que lá é um dos pouquíssimos canto que vc vai encontrar essa informação. Pesquisa na monografia por ‘clonagem’, vai ter dois anexos, um com o código pra clonar e outro pra enviar. Boa sorte ai! Me cadastrei só pra lhe responder hahahaha.

2 curtidas

Boa Noite,desculpe não responder antes,nossa muito obrigado.Isso esta me ajudando MUITOOO.
Fico feliz em saber que voce se cadastrou so para me ajudar. :smile:
Obrigado!!!
Jonas

1 curtida

hahaa Pois é cara. Estou com um projeto de automação dos ar condicionados também da minha faculdade (Faculdade Católica Rainha do Sertão), e também vaguei muito pela internet a procura de uma solução. Mas a solução estava logo na minha frente. Até já tinha baixado o TCC dele mas não tinha olhado direito, acho que porque sempre buscamos soluções mais simples do que ter que lê um tcc inteiro. Mas foi onde tudo foi resolvido. Ainda mais que um dos únicos locais da internet que ensinam assim da maneire que tem no trabalho dele foi de onde ele retirou, mas o site está off. Vlw Jonas fico feliz em contribuir e boa sorte.

Olá Wkerlyson_Batista, eu tenho interesse em montar este sistema para ligar/desligar 150 aparelhos de ar condicionado Carrier em uma faculdade que é minha cliente, a ideia seria o acionamento por um app ou notebook e os arduinos ligados na rede da faculdade, aenas com as funções liga/desliga, pois os aparelhos ja ficam programados en uma certa temperatura acho que poderíamos conversar e contratar seus serviços. Aguardo e obrigado

Cara, a primeira coisa que você precisa fazer é mapear o controle do ar condicionado. se você não tem um controle, adquira, então faça o mapeamento assim:


Isso, com Arduino. Com Raspberry é mais fácil, mas não vai servir pro Arduino depois, então não vou nem recomendar.

Depois que você mapear, se você está pensando em fazer o controle da temperatura ambiente a partir do Arduino, vai precisar utilizar PID (Porporcional Integral Derivativa):

Nesse segundo link eu utilizei PID pra fazer o controle de um robô de auto-equilibrio, mas PID é utilizado para coisas como ar condicionado também.

Só com o primeiro link você já resolve o problema de qualquer ar condicionado, bastando fazer o mapeamento.

Espero ter ajudado.

Olá Pessoal, estou precisando da ajuda de vocês. Estou tentando clonar o controle de um ar condicionado da LG. Segui a sugestão citada acima de seguir como referência o trabalho do Matheus Medeiros.Fiz as duas etapas de recebimento e envio do código do controle remoto mas o ar não está recebendo os comandos enviados pelo arduino através do emissor IR. No trabalho é citado um circuito auxiliar para o led emissor mas fiquei com dúvida sobre o funcionamento deste circuito. Gostaria de saber se realmente é necessário o circuito auxiliar no emissor e saber detalhes do componentes a serem usados.

Olá, Nello. Talvez esse meu tutorial complemente algo que tenha lhe gerado dúvidas. Tem video explicando em detalhes também, além de tudo descrito.

Como diz no datasheet do led infravermelho, ele funciona com corrente continua de 100mA, esse circuito faz exatamente isso.