Ardublock - Programação Gráfica para Arduino

Olá pessoal, vocês conhecem o Ardublock? É uma ferramenta interessante para quem está começando a programar no Arduino. Disponibilizamos um tutorial no nosso site sobre como usá-lo:
https://www.circuitar.com.br/tutoriais/ardublock-programacao-grafica-para-arduino/

Para quem quer programar o Arduino no esquema convencional (C++), também temos um outro tutorial:
https://www.circuitar.com.br/tutoriais/programacao-para-arduino-primeiros-passos/

Abraços

1 curtida

Boa tarde, ja programei assim no Lego storm minds e achei bem facil…
Vc sabe se tem que instalar alguma coisa pra funcionar e se funciona no windows 8?
Obrigado

Isso é uma tendência que chamam “Programação Visual”, baseado em Squeak, melhorado no projeto Scratch do MIT, e copiado em vários outros projetos, como o Construct 2 e o próprio Ardublock.

O objetivo principal é atuar como uma ferramenta educativa a fim de ensinar programação para crianças, certamente este Ardublock seria bastante útil em oficinas escolares. Também não tiro seus méritos em ajudar adultos a aprenderem.

1 curtida

Denzel, não testamos especificamente no Windows 8, mas se você já estiver conseguindo gravar um programa qualquer no Arduino IDE (como o exemplo Blink), não há motivos para não funcionar.

Conheço o Minibloq desenvolvido na Argentina pelo Julién da Silva Gillig. E o LadderMaker.

Eu conheço e ajudo no desenvolvimento de alguns blocos para o programa.
Denzel, funciona em qualquer OS, basta colocar o arquivo na pasta correta e ele vai funcionar. Se precisar de ajuda para instalar, é só falar.

A vantagem do Ardublock sobre todos os outros programas de programação visual, é que o ardublock está mais próximo da linguagem real do arduino e permite ver o código final.

1 curtida