Arduíno, comunicação serial com java


#1

Olá, estou fazendo meu projeto de pesquisa, e ele é sobre a comunicação entre arduíno e java, utilizando a porta serial. Se alguém pudesse contribuir com alguma experiência ou relato, seria de grande ajuda. Obrigado


#2

Eu particularmente acho Java um saco, mas provavelmente deve haver alguma coisa por aí, é só procurar. Há duas postagens no Embarcados que falam sobre criação da interface serial com Python e C#, se você não encontrar nada específicamente em Java, talvez este possa ser um ponto de partida para vocẽ:

  1. http://www.embarcados.com.br/python-arduino-comunicacao-serial/
  2. http://www.embarcados.com.br/comunicacao-serial-c-arduino-parte-1/

#3

obrigado, vou dar uma olhada @sksdutra


#4

sinceramente eu concordo com sksdutra, prefiro C#. Python eh bom mas nao possui a parte orientado a objeto, teria que usar a parte grafica de outro programa e depois colocar os comandos.


#5

Na verdade eu não prefiro o C#, eu acho C# tão verboso quanto Java e este é um dos motivos pelos quais eu não uso essas linguagens para nada, eu apenas coloquei os exemplos disponíveis no embarcados para que ele pudesse tomar como base caso não encontrasse nada.

Sobre o Python ele é orientado a objetos e essa questão nada tem a ver com frameworks para construção de GUI’s, você pode construir uma GUI facilmente com Python, as mais conhecidas são TCL/Tk que é o padrão, PyGTK, wxPython e PyQT/PySide, além de muitas outras.

@Wellington_Oliveira encontrei esse material no Arduino Playground, acho que pode te ajudar já que seu projeto é em Java.


#6

@Wellington_Oliveira

Cara, utilizando o jSSC, dentro de 5 minutos você estará realizando comunicação serial com Java.
Crie um projeto simples com uma classe principal ( exemplo) , adicione a dependência do jSSC, identifique e altere o nome da porta no código, execute o programa e voilà!!!