Arduino e Motor de Passo

Pessoal!

Seguindo no aprendizado do arduino, li alguns relatos na internet de utilizar motores de impressoras, achei que seria simples , mas não.
Retirei um motor e as duvidas seguem.
O motor é de passo, pode ser um motor DC?
Tem 4 fios amarelo, cinza, vermelho e maron, utilizando o multímetro e na escala de 200ohms.
marron+vemelho(10,3), amarelo+marron(10,3).
Tem como utilizar este motor? Como ligar?
Caso não tenha como usar, indiquem um modelo viave lfinanceiramente para usar.

Agradeço.

César

Não entendi. O motor é de passo e não DC

O ideal mesmo é procurar o datasheet deste motor. Você precisa de um driver ou ponte H para poder ligar o motor. Como um exemplo da imagem a seguir


1 curtida

Eu desconfio que seu motor de passo seja algo como esse, mas se não for, ainda assim você poderá tirar proveito do artigo:

DJAMES!

Agradeço o interesse, sim quero usar motor de passo, mas sõ tantas especificações, unipolar, bipolar, numero de fios, alimentação não sei qual modelo adquirir para aprender, por exemplo este modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712903088-motor-de-passo-nema-17-12v-11kgfcm-17pm-k047-02v-_JM serve, quanto a tensão de 16,8v por fase o Arduino tem como fornecer?

César

1 curtida

Thomaz!

Sim quero utilizar motor de passo, pergunto tem de usar a ponte H, a que tenho é a seguinte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706692348-shield-l293d-driver-ponte-h-para-motor-arduino-mega-e-uno-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:5], um pouco diferente , e quanto ao motor para iniciar a utilização , inipolar, bipolar, esta ponte H que tenho aceita fornecer uma tensão maior como 16,8V?

Obrigado, pela ajuda.

César

O ideal era um driver especifico para motor de passo, mas se você já tem a ponte H então serve também. Isso para fins didáticos

  • Chip: 293D (Datasheet)
  • Pode controlar 4 Motores DC, 2 Motores de Passo ou 2 Servos.
    - Tensão de saída: 4,5-36V
  • Corrente de saída: 600mA por canal
  • Até 4 motores DC bi-direcional com seleção individual de velocidades de 8 bits (cerca de 0,5% de resolução).
  • Até 2 Motores de Passo (Unipolar ou Bipolar) com bobina unica, dupla ou passos interlaçados.
  • 4 Pontes H: 0,6A por Ponte (1,2A de pico) com proteção térmica e diodos de proteção contra retro-alimentação.
  • Resistores Pull Down mantem motores desativos durante a entrada de alimentação.
  • Botão de Reset Arduino disponível no topo da placa.
  • Terminais em bloco de 2 pinos e jumper para conexão de alimentação externa.

A alimentação sempre terá que ser externa. Use um motor de passo bi-polar e sugiro que o controle com o EasyDriver.