Arduino em plastimodelismo

Amigos, estou chegando por aqui, para aprender sobre arduino.
Pretendo utilizá-lo para automatizações em modelos de aviões.
as funções desejadas são acionamento de leds, pisca pisca com leds, controle de motores com velocidade variável, e a sincronização de algumas dessas funções com uma trilha sonora gravada e reproduzida junto com o funcionamento.
Por exemplo, eu gostaria de acionar um motor para girar a turbina do avião desde parado aí acelerando aos poucos e depois reduzindo até parar, de forma sincronizada com o arquivo de áudio que contem o funcionamento da turbina, desde a ligação da mesma até o desligamento. o arquivo eu tenho. Alem disso preciso comandar leds em funcionamento estático e piscando.
Preciso de dicas sobre que tipo de equipamentos vou precisar para fazer isso, inicialmente.
desde já agradeço, Paulão.

Você vai fazer modelos de demonstração, não para voar, certo ?

Exato. são modelos estáticos em escala, feitos em plástico.
Um abração!

No software de programação do arduino em exemplos vc vai encontrar o necessário para fazer a sua aplicação só terá que ter criatividade…

Fiz muito disso, fui plastimodelista durante muitos anos, mas naquele tempo era tudo feito na base do transistor… hehehehe … (década de 80)

Antigamente engenheiros eram engenheiros no real sentido da palavra.
Hj a atividade se remete mais a seguir normas do que desenvolver.
Estes dias vi uma caldeira antiga mas que trabalhava sozinha. Ao descobrir o mecanismo de controle fiquei abismado. Era um motor com um redutor ligado a um eixo com varios cames e nos discos dos cames ficavam chaves fim de curso conforme a rotação e posição do cames era acionado as chaves fim de curso que tinham a função de ligar e desligar os comandos da caldeira era impressionante como antigamente os projetistas eram criativos.

Obrigado pela dica. vou procurar nos artigos.
Eu ainda não entendo nada do assunto, mas como sou autodidata, se achar algum E-Book ou curso, aprenderei, com certeza.
Um abração!

@skullcrusher777 eu já “digitalizei” um aparato deste tipo, hehehe.

O negócio era tão velho (no sentido de idade mesmo) que o dono quis atualizar o processo com um controle digital (portas lógicas e temporizadores mesmo).

Foi complicado entender o engenho mecânico, mas no final deu tudo certo.

Como disse um antigo Mestre meu, “o construtor de engenhos ou engenheiro tem que deixar o cérebro bilolar para criar coisas além do já conhecido…”

Sempre segui isso.

Abraços.