Arduino enviando dados para a Web por 3 ou 4G

Olá, estou precisando de ajuda para um projeto ARDUINO.

Problema: Tenho um tio que é zelador de um condomínio com 4 torres, cada torre tem uma caixa dágua, todos os dias meu tio tem que subir em todas as torres (14 andares cada) para verificar o nível de água das caixas.

Meu incentivo: Meu tio tem problemas na coluna e sofre com essas subidas e descidas nas escadas que o levam às caixas d’agua.

Possível solução: Colocar um ARDUINO em cada caixa d’agua, possuindo um sensor de boia para verificar que uma porcentagem da caixa está vazia e enviando esta informação para um servidor web (com um ID para saber qual caixa d’agua se trata), através de um módulo GSM (por 3 ou 4 G). Posteriormente o meu tio poderá vizualizar os níveis das caixas de todas as torres pela Web (site ou app).

Alguém pode me dizer se a solução acima é possível? Sou desenvolvedor em C# e estou me familiarizando com o ARDUINO.

Obrigado,

Fábio Veiga

Ainda não sou muito familiarizado com o Arduíno mais já tive este tipo de necessidade creio que fica mais simples usando um sensor de ultrassom para identificar a distância da tampa até o nível de água. Quanto mais próximo da altura da caixa esta distância for mais vazia a caixa vai estar. Com isso e uma função ( ou tabela de conversão) é possível ter uma relação distância X volume da caixa.

Bom trabalhe e se avançar não deixe de postar aqui.

Bom dia.

Obrigado pela dica, postarei os avanços aqui.

Obrigado.

Se fosse vc utilizaria um Nodemcu esp8266 que se cumunica via wifi vc pode criar um código via web onde vc coletaria as informações e pode ver as mesmas pelo celular e o melhor ainda é mais barato que o arduino e muito superior:

Olha Fabio da sim seria uma implementação bem simples com uma shield GSM para enviar e receber mensagens via SMS no celular do seu tio como as informações de cada caixa com os níveis de água.