Arduino não responde!

Boa tarde, estou com o seguinte problema com o meu arduino. Tudo estava funcionando perfeitamente, até que a poucos tempo veio aparecer o seguinte erro ao fazer o upload (avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x30) e quando eu envio o código o pino RX e TX chegam a pisca simultaneamente, porem bem rápidos.
Não consigo mais resetar o meu arduino, nem utilizando uma fonte externa, ele simplesmente não resetar mais. Li em alguns tópicos sobre curto circuita os pinos RX e TX para ver se ele responde na serial, e sim, quando eu digito qualquer coisa o mesmo aparece na Serial.
Cheguei a ler alguns tópicos porem fiquei bem confuso. Tem alguma coisa a ver com erro de bootloader? quando eu vou em Tools e clicko em bootloader aparece a seguinte mensagem
(avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x30). Sera que é coisa simples ou meu arduino deu pal?
Se alguém que já passou pelo mesmo problema ou que possa entender melhor do assunto poder me ajudar fico muito grato.

O problema pode ter vários motivos e, provavelmente, se deve à comunicação do Arduino com o PC (por isso o RX/TX ficam picando simultânea e constantemente).

Você deve verificar desde o cabo USB (ele pode não estar funcionando corretamente ou pode ser algum desses cabos usados para carregar celular, que, em geral não trazem o D+ e D-), a coisas triviais como verificar se a placa selecionada na IDE é a correta, tentar reinstalar/atualizar os drivers e até se o Arduino está conectado numa porta COM livre e/ou correta.

Uma leitura interessante seria essa: http://www.instructables.com/id/A-solution-to-avrdude-stk500getsync-not-in-syn/

1 curtida

@sksdutra Opá bom dia,

Descobri que foi o microcontrolador que deu pal, já testei com outro e funcionou tudo corretamente.

Muito obg abrçs

@Felipe_Ferreira, você tem certeza? Difícil um microcontrolador dar problema assim. Geralmente quando o meu Arduino dá problema é porque alguma sketch travou ele e ele não responde a comandos seriais, o que geralmente é consertado por tirar o cabo USB e colocá-lo denovo após alguns segundos, ou segurar o botão de reset por alguns segundos.

Algo que eu duvido que tenha acontecido é você sobrescrever o bootloader do Arduino, nesse caso você pode usar outra placa pra re-escrever: http://3g1l.com/blog-burn-bootloader-blank-atmega328atmega328p-arduino-uno

Não duvidando de você, mas @Svetlana fez um apontamento que vale a pena você tentar. Eu mesmo já liguei um programador errado, o MCU esquentou pra caramba e eu insistindo, depois revisei e vi que eu liguei alguns contatos trocados, mas o MCU não queimou!

1 curtida