Arduino Shield - Xbee

Olá Pessoal,
Estou começando um projeto novo e gostaria de saber sobre os SHIELDS para Arduino, ja utilizei a Arduino Uno e a BlackBoard da RoboCore e agora estou partindo para a Leonardo e preciso de comunicação sem fio, alguém saberia me informar sobre o funcionamento do Shield para essa comunicação? Li um pouco a respeito do Xbee mas não entendi o sistema deles sobre os módulos a serem instalados.
Obrigado

Kleber, os módulos XBee são bem interessantes e poderosos, mas um pouco chatinhos de se configurar (pelo menos na primeira vez que for trabalhar com eles). Você não precisa usar shields necessariamente, pode ligar um módulo XBee numa plaquina para adaptar a pinagem e fazer as ligações com jumpers entre ele e o Arduino.

Outra opção é procurar módulos de RF mais simples. Existem vários e são bem mais baratos do que XBee.
Eu comprei estes aqui na Amazon e devo utilizá-los em meu próximo projeto. Cada par custou apenas 8 dólares!

[]s

Manoel

3 curtidas

Muito Obrigado Manoel,
Então, comprei um Shield para adaptar com um módulo XBee, até porque, como estou começando agora acredito que seja mais fácil tirar minhas dúvidas sobre algo ja indicado por meus conhecidos. Quanto ao módulo que citou, achei bem interessante suas especificações, até por ser um módulo RF que trabalha em 2.4GHz, o que pode me poupar muito trabalho e possivelmente tenha uma boa interface de trabalho se seguindo os que eu conheço. Pena que pra mim ainda é difícil comprar algo do exterior pelas formas de pagamento, então por enquanto vou ficar com a minha XBee que é vendida no mercado nacional e vou mostrando meus resultados caso auxilie alguém mais pra frente.

Esse módulo XBee tem alguma coisa a ver com o protocolo Zigbee de automação residencial wireless?

Olá @mfioroni, tudo joia?

Tem sim!

Na realidade XBee é a marca de uma família de produtos da Digi International. São vários módulos de rádio, cada um com sua especificação, sendo que vários deles suportam ZigBee, mas também existem módulos para Bluetooth e WiFi com o mesmo form-factor. Estes módulos são uns dos mais populares entre fazedores para projetos que necessitam de comunicação sem fio.

Você pode conhecer mais sobre eles no site da Digi e também de empresas que vendem eles como a Adafruit que tem uma bela documentação sobre XBee.

Outra boa referência é o livro Building Wireless Sensor Networks: with ZigBee, XBee, Arduino, and Processing.

Veja alguns aqui:

Abraços!

2 curtidas

Excelente! Muito obrigado Manoel!
Pena que em casa já tenho instalado um pacote de “SmartThings” (http://www.smartthings.com/), e o protocolo é Z-Wave. Será que são compatíveis ?