Automação Residencial Completa

@poslednik ok.

Quanto ao interruptor, o mesmo terá que ser um interruptor bipolar paralelo. Dá uma olhada neste catálogo.

A ligação será simples

Quando o relé não estiver sendo acionado (em estado de repouso) pela sua controladora, o interruptor acende e apaga a luz normalmente através de um dos polos (1a e 2a).

Quando for necessário acender a lampada pela controladora (em princípio a lâmpada está apagada e o interruptor vai estar na posição 1a e 1b) a controladora aciona o relé mudando a posição de NF para NA. Com o acionamento a lâmpada acende e se for necessário apaga-la, muda-se o interruptor para a posição 2a e 2b.

Quando parar de acionar o relé voltando para a posição NF e dependendo da posição do interruptor, a lampada pode vir a ficar acesa, mas ainda sendo controlada pelo interruptor.

Creio que seria isso o que esta pensando, mas devem existem outras formas melhores. Isto é só um exemplo para você ir desencucando o restante do projeto.

Não sei se complica muito, mas talvez seja interessante colocar um LED no espelho do interruptor para sinalizar se o relé está acionado ou não, ao menos na fase de testes. Isto vai te facilitar a identificar se existe algum problema.

Abraços,

1 curtida