Automação Residencial Completa


#8

Olá @poslednik, essa sua ideia é realmente fantástica e melhor ainda que você ainda está em fase de construção da casa, assim pode planejar tudo com bastante tempo e corretamente dimensionado.

Creio que a etapa crucial disso tudo seja, como disse o @Raul_Kl, planejar o local onde ficará a central de comando disso tudo. Pode parecer besteira, mas não é… O local de instalação da sua central vai determinar a tubulação necessária para passar os cabos, tipos de cabos a serem utilizados e tudo mais da parte “bruta” da coisa. Continuando o que o Raul disse, é possível sim fazer tudo sem fio, mas evite ao máximo fazer ligações sem fio por causa de interferências e, principalmente, um ponto onde muita gente está deixando “passar batido” em automação residencial, que é a segurança da coisa. Imagine que lindo isso tudo ligado sem fio na sua rede Wireless, por exemplo, e alguém descobre a senha ou ganha, de alguma forma, acesso à sua rede? Certamente ele terá a sua casa inteira nas mãos.

Utilizar fios pra ligar tudo não é garantia de 100% no quesito segurança, mas já dificulta muito que alguém tenha acesso de fora. Outro ponto a ser observado é a questão de “quem” terá acesso ao controle disso tudo. E quando eu coloco “quem” entre aspas é porque você disse que quer ter um painel web para acessar tudo… mas lembre-se de limitar bastante o acesso à esse painel. Pense que cada PC, cada celular ou cada tablet da sua casa possa ser infectado por um trojan que garante acesso remoto à um intruso… imagine, no meio da noite, esse intruso fuçando na sua rede pra descobrir qualquer porcaria e, do nada, o seu portão automático se abre e mantém-se escancarado para qualquer um adentrar sua residência?

Agora imagine que, ao invés de algum fuçador, alguém com mais experiência e más intenções ganhe acesso à esse seu painel… ele vai ter um panorama geral da vida de toda a sua família.

Pra você ter ideia de como é a coisa, fazendo-se a busca correta no Google você encontra de maneira até fácil links para câmeras domésticas ou de empresas. Ter câmeras e ter acesso à elas via web é excelente!! Mas “quem” vai ter acesso à tudo? Se o buscador do Google consegue acessar e listar essas câmeras, imagine alguém mal intencionado?

Geralmente sou chamado de “arauto do apocalipse” porque sempre penso no lado negativo da coisa quando o assunto envolve programação e acesso à dados sensíveis, talvez seja a minha mania de programador de tentar deixar tudo com o máximo de segurança. Sei que não existe sistema 100% perfeito, mas é nosso dever colocar o máximo de segurança nos projetos.

Note que não estou, de forma alguma, querendo te jogar um balde de água fria ou te dizer “não faça”, muito pelo contrário, quero muito que daqui a 1 ano e meio você volte aqui e nos diga que conseguiu fazer tudo exatamente como planejava e também espero que esse meu “texto apocalíptico” te ajude a pensar um pouco na parte de segurança :smile:

Só não esqueça de voltar aqui regularmente e postar sobre os avanços da sua empreitada! Também quero aprender! :smile:


#9

@Raul_Kl @Kinucris @eulergui

Pessoal, realmente muito obrigado por postarem tantas ideias e dicas para mim, sou recente no forum e ele está me surpreendendo cada dia mais, apenas lamento não ter conhecido antes.

@Raul_Kl era realmente isso que estava precisando, eu precisava fazer uma POC com os equipamentos necessários é com sua Lista ja me deu uma luz mais que o suficiente para saber o que comprar, obrigado!

@Kinucris, vou olhar o open source, a maneira como vejo exemplos do Raspberry me fascina, o que realmente me preocupa com essa interface grafica é o que o @eulergui comentou, isso fica ainda mais aberto a todos, vou analisar sua segurança.

@eulergui Muito bom o que você comentou, e isso é um dos pontos que realmente preciso analisar com cuidado, eu trabalho com Middleware e produtos Oracle, eu pensei enquanto lia seu comentário, que de repente, eu posso colocar um gateway na frente da rede de minha casa por MAC, e bloqueando acesso através de mais de 5 tentativas de acesso, talvez seja uma forma de garantir um pouco mais a segurança. Em minha plataforma Web, pensei em utilizar senha de acesso, captcha e até um token com ssl. Sei que isso pode dificultar mas não impedir um acesso, quem está afim vai conseguir acessar de qualquer forma. conversei com o engenheiro elétrico que vai definir meus pontos de energia da casa, e fechamos de utilizar conduite de uma polegada, creio que esse conduite seja o suficiente para passar a fiação necessária, normalmente é utilizado 3/4 ou 1/2 polegada.

Obrigado a Todos!


#10

Também estou nessa cruzada. Resolvi misturar solução comercial e caseira.

Para o celular vou usar uma solução comercial (iRidium Mobile).

E para os módulos de entrada/saída uma placa de IO controlada a principio por um Arduino Mega com shield ethernet. Ainda pretendo testar esse mesmo IO com um ESP8266.

E também pretendo usar um Raspberry Pi rodando um SoftPLC da Codesys para deixar o sistema mais fácil de ser programado.

Modulo de IO e dimmer


#11

Pessoal, tenho mais uma dúvida, vou usar o rele shield para controlar lampadas, ar condicionado e etc, porém, eu vi que o maior é de 16 canais. Eu precisaria, para ter tranquilidade, mais ou menos 25 portas, eu posso conecctar 2 rele shield de 16 portas em um arduino mega? Como eu faço isso? Eu tentei pesquisar em todos os lugares mas não consegui encontrar uma explicação sobre isso.

Obrigado!!!


#12

*Só ligar nas outras portas…

  • você pode utilizar um registrador de deslocamento(bit shifter/ shifter register) para economizar portas ou um expansion IO…
  • existem placas de 32 canais via serial…

#13

Obrigado Thomaz, eu fiquei com dúvida foi na relação a placa de alimentação, porque no arduino só tem um 5V, por isso fiquei na dúvida, mas descobri agora também que a placa tem sua propria alimentação de energia neh?


#14

@poslednik você pretende controlar cada item de forma isolada a partir de uma central “centralizada”?

Sei que é uma prática comum, mas creio que dependendo do número de cômodos da casa e distancias dos mesmos até a central a fiação será um tanto quanto complexa. Não sei se seria interessante você adotar alguns atuadores remotos via rede elétrica (procure por PLC).

Com relação a fonte deixe o dimensionamento dela para o final do projeto porque a sua capacidade (potencia e tensões envolvidas) vai depender de tudo que pretender alimentar e ainda deixar uma folga para possíveis expansões.

Abraços,


#15

Ola @WagnerB a minha intenção era fazer uma unidade controladora para tudo, mas caso encontre bastante complexidade desta forma e ver que terei problemas com a fiação, posso fazer de forma “separada” vou pesquisar por PLC.

Agora a minha grande dor de cabeça está em como fazer para utilizar o rele shield e o interruptor ao mesmo tempo de forma paralela.

Abraços


#16

@poslednik ok.

Quanto ao interruptor, o mesmo terá que ser um interruptor bipolar paralelo. Dá uma olhada neste catálogo.

http://www.fame.com.br/uploads/produtos/produtos/2/manual_produto_path_pt.pdf

A ligação será simples

Quando o relé não estiver sendo acionado (em estado de repouso) pela sua controladora, o interruptor acende e apaga a luz normalmente através de um dos polos (1a e 2a).

Quando for necessário acender a lampada pela controladora (em princípio a lâmpada está apagada e o interruptor vai estar na posição 1a e 1b) a controladora aciona o relé mudando a posição de NF para NA. Com o acionamento a lâmpada acende e se for necessário apaga-la, muda-se o interruptor para a posição 2a e 2b.

Quando parar de acionar o relé voltando para a posição NF e dependendo da posição do interruptor, a lampada pode vir a ficar acesa, mas ainda sendo controlada pelo interruptor.

Creio que seria isso o que esta pensando, mas devem existem outras formas melhores. Isto é só um exemplo para você ir desencucando o restante do projeto.

Não sei se complica muito, mas talvez seja interessante colocar um LED no espelho do interruptor para sinalizar se o relé está acionado ou não, ao menos na fase de testes. Isto vai te facilitar a identificar se existe algum problema.

Abraços,


#17

@WagnerB Perfeito!! Era isso q eu precisava, eu não estava encontrando uma logica para o funcionamento e até pensei em deixar sem interruptor rsrsrs… Mas desta forma fica muito boa, vou fazer um testes. Mais uma vez obrigado pelo tempo despendido.

Abraços


#18

Ok @poslednik não se esqueça de postar os resultados dos testes.

Abraços,


#19

Também estou com um projeto de automação em andamento.

No meu caso, vou usar sensores de presença(infravermelho) de alarme para acionar lâmpadas quando detectar algum movimento. Também vou usar fotoresistores para medir a intensidade da luz e acionar as lâmpadas apenas quando necessário.

No caso dos interruptores, estive pensando em usar interruptores manuais de três posições(liga, desliga e automático) para as lâmpadas, e integrá-los com o arduino.

A ideia é usar o mesmo sistema também como central de alarme. Quando o alarme estiver desligado, ele apenas controla a iluminação, e quando estiver ligado pode disparar uma sirene e enviar alertas por celular/internet.

Já tenho boa parte do código pronta e faço a comunicação do Arduino com o Raspberry Pi através da porta serial. No Raspberry Pi tenho uma aplicação rodando em nodejs e uma página web para monitorar o estado dos sensores. O Arduino está interligado com o Raspberry Pi, mas não depende deste para o funcionamento básico.

Pretendo postar o projeto no http://garagem.fazedores.com/ quando estiver pronto, mas posso ir compartilhando algumas partes do código que já estão funcionais se alguém precisar.


#20

@poslednik se você for usar o Raspberry Pi pra fazer a interface da coisa, fica mais fácil ainda, porque você pode colocar algum tipo de autenticação e, pra fazer os bloqueios, você pode usar o CSF (ConfigServer Security and Firewall) e, através dele, você pode fazer também bloqueio/liberação através de IP ou DNS Dinâmico.

Aqui em casa eu uso um RPi2 pra ligar meu computador remotamente e, também no RPi2, tenho servidores SSH, FTP, Web e estou providenciando um OpenVPN também. Pra coisa não ficar muito de “pernas abertas”, eu instalei o CSF e, em princípio, deixei uma faixa da rede interna liberada e tudo da rede externa bloqueado. Pra eu poder acessar de fora, eu preciso atualizar meu IP no No-ip (tenho um aplicativo no celular pra fazer isso) e, no CSF, eu coloco esse meu nome do No-ip pra acesso liberado e o RPi2 fica verificando de 5 em 5 minutos por mudanças no IP. Então, quando estou em casa, o No-ip vai apontar para o meu próprio IP e quando eu estiver na rua, atualizo ele pra mudar pro meu IP da rede em que estiver. Depois da mudança existe uma “janela” de até 5 minutos até que o CSF no RPi2 atualize e libere meu acesso :slight_smile:

Não sei se ficou muito confuso… mas no fim das contas é bem tranquilo fazer isso :slight_smile:

A propósito… o CSF bloqueia automaticamente após X tentativas de acesso com senha errada ou também bloqueia quem tentar fazer portscan no IP. Uso ele até nos servidores que gerencio internet afora…


#21

Olá, boa noite. Estou inciando um projeto de automação residencial na faculdade, com ajuda de alguns tutoriais e de ajuda, eu consegui montar uma página, com index de loguin e início onde fica um layout de botões para os acionamentos via web. Bom, queria pedir ajudar a vocês pois eu não tenho conhecimento ainda de como fazer isso funcionar no arduino, ou seja. Não sei como fazer o meu ethernet shield se comunicar com a página que ficará inicialmente na minha rede local, e receber os sinais dos botões e enviar em forma de comandos para o arduino acionar os pinos determinados para aquelas ligações. Para que quando eu clique em " Ligar lâmpada do quarto " o meu arduino acione o pino correspondente aquela lâmpada. Já fiz alguns pequenos projetos para aprender mais sobre o arduino, ligar motores, leds, sinais, ler sensores etc. Porém não faço nenhuma ideia de como eu faço ele se comunicar com a minha página recebendo e enviando dados para ela mediante o acionamento dos botões da página. Desde já eu agradeço a todos !


#22

Olá @poslednik, legau a sua idéia, desculpe por estar respondendo um pouco tarde hehe… quase 1 ano depois do seu primeiro post. hehe…

Assim, o meu projeto inicial de controle das lampadas que estou a desenvolver aqui em casa é facil. Tudo será ligado perante a minha Raspberru Pi 2 Model B, que tanto irá ligar as lampadas via interface web como pelos interruptores normais, mas esses interruptores vão ser modificados para ficarem iguais aos de campainha, estilo PUSH DOWN. Que cada interruptor será conectado a uma GPIO da RPi, e ela irá mandar um comando via rede para uma placa que se comunica com um modulo de 16 relés. Segue o LINK Módulo de Rede para os relés, e da LINK 16 Relés . Qualquer dúvida entre em contato. Blza,.,.

Tem esse post no forum que eu comento sobre isso… blza Raspberry Pi 2 + Módulo Relé


#23

Para quem esta procurando equipamento para automação residencial, etc.
Verifiquem este produto de um fabricante nacional, o pessoal de lá manda muito bem, este é o link de uma placa deles, mas há muitas outras Módulo ESP8266, caso entrem no site deles, vá até a seção Wireless, tem um monte de coisa bacana, é um módulo mais interessante que o outro.
Módulos ESP, com Transmissor/Receptor 433Mhz muito interessante, vale a pena conferir.
Pessoalmente gosto dos módulos ESP devido ao tamanho reduzido eles não deixaram para trás, os módulos deles inclusive é para caber em uma caixa de passagem de 4x2 polegadas.
O interessante deste módulo é que ele possui entrada para pulsador, aqueles tipo campainha/minuteria, desta forma você consegue controlar a lâmpada no caso remotamente e localmente. Como o sinal de entrada é nível DC você ainda economiza na fiação da instalação elétrica, eu por exemplo usei cabo “manga” basicamente mesma bitola de um cabo de rede mas flexível.

Adquiri este módulo deles para automatizar uma lâmpada em minha residência e estou muito satisfeito, em breve irie adquirir mais.


#24

Olá @Adauto, esse módulo é legal… Mas o meu único receio é o Relé superaquecer dentro da caixa 4x2, por isso a minha idéia de usar um módulo com todos os relés que precisarei num lugar aonde eu possa fazer uma refrigeração.


#25

Inteface com PC (C++)

https://mega.nz/#!wVoVADAQ!TpQSYIzkeGajUP4Jt4W_h5NayYdb3KychvBo25i8dzU

duvidas:
junior7009 skype


#26

Gostei do deste modulo também @Adauto muito util


#27

Sério mesmo que você vai entupir o fórum com SPAM ?
Se cadastrou só pra isso mesmo ?
Adoro vendedor do mercadolivre…