Automação Residencial Completa

Olá, boa noite. Estou inciando um projeto de automação residencial na faculdade, com ajuda de alguns tutoriais e de ajuda, eu consegui montar uma página, com index de loguin e início onde fica um layout de botões para os acionamentos via web. Bom, queria pedir ajudar a vocês pois eu não tenho conhecimento ainda de como fazer isso funcionar no arduino, ou seja. Não sei como fazer o meu ethernet shield se comunicar com a página que ficará inicialmente na minha rede local, e receber os sinais dos botões e enviar em forma de comandos para o arduino acionar os pinos determinados para aquelas ligações. Para que quando eu clique em " Ligar lâmpada do quarto " o meu arduino acione o pino correspondente aquela lâmpada. Já fiz alguns pequenos projetos para aprender mais sobre o arduino, ligar motores, leds, sinais, ler sensores etc. Porém não faço nenhuma ideia de como eu faço ele se comunicar com a minha página recebendo e enviando dados para ela mediante o acionamento dos botões da página. Desde já eu agradeço a todos !

Olá @poslednik, legau a sua idéia, desculpe por estar respondendo um pouco tarde hehe… quase 1 ano depois do seu primeiro post. hehe…

Assim, o meu projeto inicial de controle das lampadas que estou a desenvolver aqui em casa é facil. Tudo será ligado perante a minha Raspberru Pi 2 Model B, que tanto irá ligar as lampadas via interface web como pelos interruptores normais, mas esses interruptores vão ser modificados para ficarem iguais aos de campainha, estilo PUSH DOWN. Que cada interruptor será conectado a uma GPIO da RPi, e ela irá mandar um comando via rede para uma placa que se comunica com um modulo de 16 relés. Segue o LINK Módulo de Rede para os relés, e da LINK 16 Relés . Qualquer dúvida entre em contato. Blza,.,.

Tem esse post no forum que eu comento sobre isso… blza Raspberry Pi 2 + Módulo Relé

Para quem esta procurando equipamento para automação residencial, etc.
Verifiquem este produto de um fabricante nacional, o pessoal de lá manda muito bem, este é o link de uma placa deles, mas há muitas outras Módulo ESP8266, caso entrem no site deles, vá até a seção Wireless, tem um monte de coisa bacana, é um módulo mais interessante que o outro.
Módulos ESP, com Transmissor/Receptor 433Mhz muito interessante, vale a pena conferir.
Pessoalmente gosto dos módulos ESP devido ao tamanho reduzido eles não deixaram para trás, os módulos deles inclusive é para caber em uma caixa de passagem de 4x2 polegadas.
O interessante deste módulo é que ele possui entrada para pulsador, aqueles tipo campainha/minuteria, desta forma você consegue controlar a lâmpada no caso remotamente e localmente. Como o sinal de entrada é nível DC você ainda economiza na fiação da instalação elétrica, eu por exemplo usei cabo “manga” basicamente mesma bitola de um cabo de rede mas flexível.

Adquiri este módulo deles para automatizar uma lâmpada em minha residência e estou muito satisfeito, em breve irie adquirir mais.

Olá @Adauto, esse módulo é legal… Mas o meu único receio é o Relé superaquecer dentro da caixa 4x2, por isso a minha idéia de usar um módulo com todos os relés que precisarei num lugar aonde eu possa fazer uma refrigeração.

Inteface com PC (C++)

https://mega.nz/#!wVoVADAQ!TpQSYIzkeGajUP4Jt4W_h5NayYdb3KychvBo25i8dzU

duvidas:
junior7009 skype

Gostei do deste modulo também @Adauto muito util

Fala galera tudo bem?

Sou novo por aqui no forum e em todo o lance de automação etc. Eu tenho uma dúvida muito grande em relação ao projeto final:

Todos os tutoriais na internet mostram como ligar uma lâmpada via arduino mas para aí. Pensando em um projeto de automação onde o arduino e o módulo de reles deve ficar idealmente? Próximo ao quadro de força ou individualmente em cada ambiente, por exemplo?

abraço

@Ludicon,

entendi. Bom a princípio eu queria automatizar as lâmpadas do meu apt. Minha dúvida é se eu coloco o arduino na ligação do interruptor. Imagino que não seja uma boa prática pq dessa forma eu acabaria tendo que colocar um arduino em cada ponto de luz. Se de alguma forma eu conseguisse centralizar isso numa “central” com um módulo com alguns reles, acho que ficaria melhor. Detalhe que sou programador só, to me aventurando em automação e robótica agora rs.

vlw

@Ludicon

Esclareceu muito minhas dúvidas! Valeu mesmo!

Dê uma olhada no http://www.ilinq.com.br veja se ajuda.

@br007 interessante! Acho que no fim das contas não é algo tão ruim assim ter um “ponto” por tomada e tal. Vou prototipar o projetinho que quero colocar em prática aqui em casa dessa forma mesmo.

vlw!