Automação residencial sem fio com Arduino + Raspberry PI

Olá Pessoal,

Sou novo aqui no fórum e entrei há alguns meses no “movimento” :slight_smile: Já tenho experiênca em projetos de software open source e trabalho como desenvolvedor de software (especializado em jogos) já há mais de 10 anos. E sempre gostei de fazer coisas :slight_smile:

Como também tenho um conhecimento de eletrônica básica e queria conhecer o mundo do Hardware open source, dei início a um projeto que tinha na cabeça já algum tempo e acho que todos já pensaram em fazer também em algum momento de suas vidas. Automação residencial.
Daí criei uma pequena placa que junta um Arduino PRO Mini com um módulo de RF rodando um protocolo que desenvolvi e chamei de Radioino, de forma que agora ficou fácil para mim automatizar qualquer coisa aqui em casa, sem fio. Um pequeno servidor rodando no Raspberry PI dá conta da “inteligência” da casa e do acesso via internet.

Dias atrás fiz uma pequena apresentação do projeto para um grupo de usuários de SP. Quem quiser saber mais é só assistir:

O PPT está aqui: http://pt.slideshare.net/jalfbr/radioino

Está tudo no Github ( https://github.com/jalf/radioino ) e qualquer dica/ajuda será bem vinda :slight_smile:

Estou no momento montando uma router CNC e até o fim do ano uma impressora 3D para poder avançar em mais módulos para o projeto.

Abraços a todos e feliz de ter encontrado esse fórum!

[]'s
Jalf

12 curtidas

Aliás, uma pergunta…alguém sabe como alimentar um arduino usando apenas um fio (sem o retorno) da linha de corrente alternada da casa?
Porque uma etapa muito chata é que em algumas caixas de interruptores, não há o retorno e toda vez que preciso ligar a fonte para alimentar o arduino preciso chamar um eletricista para ele puxar o retorno…aí complica muito o fator ‘hackeável’ da coisa :smile:

Eu também achava que sim, mas olha isso:

http://www.malaysiaswitches.com/technical-info/