Carregador automatico para baterias automotivas

Boa noite

Estou querendo fazer um carregador automático para carregar baterias de carro, e pesquisando na internet achei um que me interessou, gostaria da ajudas de vocês caso precise modificar o circuito, pois tenho pouco conhecimento de eletrônica.

No circuito que tenho utilizar um transformador de 15 + 15 de 1A e o que eu tenho é de 15 + 15 de 3A, eu teria que substituir o LM317 por outro ou posso usar ele assim mesmo?

Espero que alguém posso ajudar com alguma dica.

Segue o circuito abaixo:

O transformador com corrente superior pode ser usado sem problemas, pois estamos falando de um circuito com corrente limitada. Quem determina a corrente máxima é o resistor R5.
Esse é um carregador bastante lento, e talvez seja projetado para baterias Gel e não automotivas.
De qualquer modo, você tem de ajustar com cuidado a tensão final através de RV1 de acordo com o uso que dará a essa bateria. se a bateria se destina a sistemas de reserva, como no-breaks por exemplo, a tensão final deve ficar entre 13.5 e 13.8V. Se for usada em ciclos frequentes de carga-descarga a tensão final deve ficar entre 14.4 e 15.0V.

Então em queria usar esse circuito pra carregar bateria de carro, sei que ele é um carregador muito lento, como faço para ele carregar mais rápido, eu tava pensando em substituir o LM317 pelo LM350, já que ele suporta mais corrente.

Desde já lhe agradeço.

Você precisa de um carregador para que tipo de situação ?
Precisa necessariamente ser automático ?

Não precisa ser automático, mas acho que seria interessante pois ele desligaria assim que carregasse e não estragaria a bateria.

Mas para que tipo de bateria é ?
Se limitar a corrente inicial e a tensão final seu carregador não danificará a bateria.

Bateria de carro 12v, às vezes tenho que fica fazendo chupeta nela, pois tem vezes que o carro ficar muito parado e descarrega ela.

Desde já lhe agradeço.

Welton, em primeiro lugar, se sua bateria está apresentando auto-descargas constantes está com problemas. Baterias automotivas tipicamente duram de dois a três anos dependendo da qualidade. Raramente atingem 5 anos.
Se for o caso, é bobagem ficar gastando energia para recarregar uma ateria que já passou da vida útil.
Você já testou essa bateria ?