Carregar Bateria Durante Uso com Inversor Senoidal Puro

Pessoal boa tarde. Não tenho certeza se postei no tópico certo, mas como envolve tensão, corrente e etc decidi postar aqui.

Seguinte, vou começar a “brincar” com energia solar, mas enquanto junto uma grana para comprar as placas e o controlador de carga (pois é bem caro no nosso amado BR), comprei um carregador de bateria “inteligente”, mas especificamente esse aqui:

Por enquanto é coisa pequena, apenas duas baterias Moura 12MF63 de 63ah em série, resultando em 24v, pretendo apenas alimentar algumas lâmpadas do jardim e o motor do meu portão da garagem, um PPA DZ RIO Jet de 1/2hp.

Como inversor, adquiri esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691013068-inversor-senoidal-pura-100-nacional-1000w-3000w-de-pico-_JM

Depois da história vem a dúvida. Eu posso ligar o carregador na bateria ao mesmo tempo que o inversor as consome? Fiquei preocupado em o inversor consumir amperagem do carregador. Isso procede?

Como falei sou noob em eletrônica, estou aprendendo muito pesquisando, mas quando o negócio fica mais complexo tenho que pedir socorro a vocês… :smiley:

Achei nesse forum ( https://under-linux.org/showthread.php?t=173826&page=1 ) o pessoal falando no uso de diodos, para proteger o carregador contra “retorno” de energia, mas pelo que já li, com uso de diodo existe queda de tensão correto? Será que não atrapalharia na voltagem de flutuação ou de carga?

Agradeço desde já!

a queda de tensão é na ordem de 1V.
Pode desde que a potencia não ultrapasse a potencia fornecida pelo carregador, mas como sempre não é recomendável.

Entendi. Então nesse caso ferrou, se o inversor tem potência de 1000w esse carregador não aguentaria.

Então @Thomaz_Barros os controladores de carga solar trabalham de forma diferente? Pois nas ligações que vi pela internet o controlador de carga é ligado junto ao inversor, e dependendo do controlador também não aguentaria a carga do inversor.

Teria alguma forma de fazer essa ligação de forma segura? Sem forçar o carregador?

Obrigado.

O carregador não aguenta nem o motor sozinho. Ligue só as lampadas, dá para ligar umas 3 de 100W

1 curtida

Entendo. Estou pensando em fazer o seguinte. Me digam o que vcs acham por favor.

Como vou controlar tudo com Raspberry e Arduino, vou colocar um sensor de corrente monitorado pelo arduino na saída do inversor, como tenho a tensão de saída que são 220v, consigo calcular a potência consumida pelo inversor. Com essa potência consigo calcular a corrente consumida na saída da bateria (entrada do inversor). Pretendo colocar uma margem de 5a, caso o inversor ultrapasse essa corrente de consumo de 5a, o arduino desliga o relé que será o “liga-desliga” ou switch do carregador das baterias.

Aproveitando, uma dúvida, vou usar esse módulo relé que aguenta até 10a 230v alimentado conforme postei aqui mesmo em outro post:

O que seria mais recomendado, fazer o “liga-desliga” na entrada do carregador, ou seja, nos 220v? Ou adaptar o relé no “liga-desliga” (o switch na parte frontal do carregador) do carregador? Fico preocupado da amperagem ser alta nesse switch frontal do carregador.

Obrigado.