Chave que desabilita outra chave. Como fazer?


#1

Olá,

Eu estou vendo como montar um sistema de feedback para duelo em atividade de Tiro Esportivo.
Basicamente o que pretendo é que algum tipo de esquema ou circuito luminoso dê o feedback de quem acertou o alvo primeiro.

Os alvos são simples placas que caem com o impacto do projétil. As placas são de MDF. O projétil é plástico. Não se trata de armas de fogo.

Enfim duas pessoas atiram cada uma no seu alvo e, com o impacto, os alvos (placas redondas) caem para trás. Cada uma destas placas fica em um poste.

Qual é o problema? Duas pessoas com habilidades muito próximas podem acertar as placas praticamente no mesmo tempo com uma diferença muito pequena de tempo que não permite a uma definição apenas visual de quem foi mais rápido. As duas placas parecerão cair ao mesmo tempo.

Então como saber qual recebeu impacto primeiro?

Eu pensei num simples circuito que mantém uma pequena lâmpada ou LED aceso fixada no meio de cada poste de fixação do alvo. O alvo quando em pé teria um parafuso que encostado em outro parafuso fecharia o circuito para que o a luz ficasse acesa.

E, quando o alvo é atingido o contato destes parafusos se desfaz interrompendo a corrente elétrica para a lâmpada fazendo ela apagar. Até aqui está tudo ok. e funcionando.

Porém eu queria saber como eu poderia fazer com que ao desfazer o circuito que apaga a lâmpada como TAMBÉM fazer que a lampada do outro poste permaneça acesa mesmo que a placa do alvo deste outro poste seja almejada alguns segundos depois?, Ou seja se acertei primeiro no meu alvo, como apagar a minha luz e manter a do adversário acesa mesmo que ele acerte o alvo dele 1 segundo depois.

Pois assim conseguiríamos ver quem acertou o seu alvo primeiro pois a luz apagou e a do competidor que acertou depois não.

Sugestões?
Resolve-se com simples questão de fiação?
Resolve com Arduíno?
Resolve com algum outro componente?

Agradeço qualquer ajuda.


#2

Na verdade isso pode ser feito de forma extremamente simples e barata com dois transistores e mais uns resistores, estou tentando me lembrar do nome do circuitinho.
Quando eu aprendi eletrônica (lé pelos anos 70) não existia Arduino… heheeh…
Se eu conseguir lembrar posto aqui, mas se quiser ir pesquisando, tem a ver com a chamada “condição de corrida”, usa dois transistores polarizados de modo que quando um deles conduz, bloqueia a condução do outro.


#3

Henrique, só agora tive tempo de dar uma busca, e não encontrei exatamente o que queria, mas eis uma idéia simples:

http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/ComparatorInterlockedOR.GIF

Eis a página:

http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/Comparators.html

Esse circuito usa metade de um CI super barato. Existem circuitos assim que usam apenas dois transistores e 4 resistores, se bem me lembro.


#4

Claudio,

Muito obrigado. Vou estudar. Estava pensando em recorrer a um arduíno mas acho que dá pra fazer de forma mais básica. No arduíno eu pensava em ler portas analógicas ( AnalogRead ) para dois pinos sendo que aquele que entrar o sinal primeiro desabilita o outro. Era como eu estava pensando.

Mas acho que dá pra fazer com transistores de forma mais simples. Vou estudar e depois dou um retorno.


#5

Eu não consigo lembrar dos detalhes, mas de modo geral era um circuito com dois transistores, e com a polarização das bases cruzadas, de modo que se um dos transistores conduzisse, aterrava a base do outro e impedia a comutação.
A esses resistores de base eram ligadas as chaves.