Circuito módulo rele


#1

Olá galera,

Uma ajuda ao próximo…

Encontrei um circuíto na internet que controla 8 relés. A minha ideia é duplicar (16 relés). Porém à dois capacitores na entrada do circuito de 330uf. E a placa é alimentada por uma fonte chaveada +12v. A pergunta é, na ideia de duplicar os relés, os capacitores continuam os mesmos ou é preciso mudar o valor deles?

Att Rodrigo


#2

No diagrama não são dois capacitores de 330uF, e sim UM eletrolítico de 330uF e um não-eletrolitico, provavelmente um disco cerâmico de 100nF.
Você pretende simplesmente ligar mais 8 relês em paralelo com os 8 originais ? Cada canal do seu circuito acionará dois relês simultaneamente ? É isso mesmo o que você pretende ?
Ou pretende duplicar o numero de canais para 16 ?


#3

Boa noite Claudio,

Poxa, obrigado por responder e já ter esclarecido um pouco a respeito do capacitor.

Meu conhecimento na eletrônico é limitado.

A ideia não é ligar em paralelo, mas sim literalmente duplicar tudo. Duplicar os optoacopladores, mais um circuito integrado ULN2803 e aí por diante.

Eu precisaria alterar os capacitores ou algo a mais ou poderia simplesmente duplicar sem alterar nada?

Att Rodrigo.


#4

Essencialmente isso depende do consumo dos seus relês. Eu usaria um 680 ou logo uns 1000uF. Sou ignorante… hehehe…
Mas você vai ter pinos suficientes para 16 canais no seu circuito de controle ?


#5

Utilizando um único capacitor de 680 ou 1000uf já atenderia legal os 16 relés então?

Eles serão controlados por um Arduíno mega 2560.

Estou desenvolvendo minha própria placa para automação.


#6

Desde que a sua fonte de alimentação da placa dos relês forneça corrente suficiente, creio que sim.


#7

Cada relê terá o consumo de 75mA. Então uma fonte chaveada 12v com 2A da conta do recado. Agr, pelo que pesquisei aqui além à capacitores 680uf “10v”, “25v”, “100v”… Qual mais adequado?


#8

Afinal, qual a função do capacitor nesse circuito? Sei que a ideia dos capacitores são armazenar eletricidade. Mas sem eles o circuíto também funcionariam, não?! Pois já peguei alguns diagramas sem.


#9

Esses dois capacitores são para estabilizar a tensão no circuito. A tensão de trabalho dos capacitores term sempre que ser maior que a da fonte. Eu sugeriria 16 ou 25V. O capacitor de disco ceramico de 100nF serve como filtro de ruídos de alta frequencia.


#10

Joia, o mundo precisa de mais pessoas como você que estão prontas a ajudar aquilo que está ao alcance. Grato a Deus pela ajuda meu caro. Ainda tenho muitas dúvidas, mas essa parte já clareou legal!


#11

O prazer é meu… meu “vício” é justamente aprender… aprender tudo o que aparecer na minha frente… (foi por isso que eu joguei a TV no lixo há mais de 10 anos, e antes disso só usava para assistir TV Cultura e Papaléguas… ehheeh…)