Cluster para processar arquivos grandes

Pessoal, eu trabalho na área de cinema e tenho interesse em montar um computador para processar arquivos grandes. Meus dois principais interesses seriam gerar arquivos DCP e renderizar projetos 3D no Blendr. Vi diversos tutoriais sobre clusters mas sou iniciante ainda, tem várias coisas que podem parecer óbvias mas que para mim não ficaram claras:

Consigo usar como um pc normal rodando ubuntu?

Não entendi como funciona a ligação entre as placas… (desculpem a ignorância)
Se elas estão ligadas, as tarefas são automaticamente distribuídas entre a capacidade de processamento de todas, certo? Se eu ligar num monitor, consigo controlar tudo numa interface só?

Obrigada

Vitoria, criar clusters não é algo trivial. Você não deixou claro no post, mas imagino que você pensa em usar alguns Raspberry Pi para criar o cluster, não?

Há diversas maneiras de se criar um cluster, sendo que os modelos mais comuns usam o conceito de Master e Slave. O Master é o computador (ou RPi) que gerencia todos os Slaves (demais RPis), distribuindo as tarefas, e funcionando como interface do cluster. Eu ainda não tentei criar um cluster com RPis, mas há alguns tutoriais em inglês sobre o assunto que podem te ajudar, como este: How to Make a Raspberry Pi Cluster Computer .

Não sei ao certo se é possível gerar arquivos DCP ou renderizar projetos 3d do Blender, seria preciso conhecer mais sobre a ferramenta MPICH.

Então, respondendo suas perguntas, você poderia usar um pc normal rodando Ubuntu como Master, ele seria responsável pela distribuição das tarefas, e também funcionaria como interface para controlar tudo. Entretanto, é necessário instalar o software correto, tanto no Master como nos Slaves.