CNC Caseira - Dúvidas

Estou construindo uma CNC Caseira, já preparei tudo, os eixos X,Y e Z, portanto utilizei de hardware Arduino com Easy Driver e 3 motores de passo de 8 fios.
Software GRBL, portanto não estou conseguindo ajustar os eixos com os motores.
Estou utilizando de eixo a barra roscada de 5/16.

Preciso entender como ajusta todo esse sistema ?

Formula para se calcular os parametros $0 (x, step/mm), $1 (y, step/mm) e $2 (z, step/mm) de configuração do GRBL.

“Número de passos por milimetro” = “Número de passo por rotação” x “Microsteps (configuração do seu Easy Driver)” / “Passo da Rosca”.

Só uma duvida, esse motor não seria de 4 fios? Como você está ligando esse motor de 8 fios no Easy Driver se a conexão dele é para 4 fios?

Marcus.Dieckmann

Obrigado pelo apoio, o motor é de 8 fios, 4 bobinas onde liguei 2 bobinas em paralelo, para poder ligar no Easydriver.
Uma outra duvida, e o ponto de partida, e o ajuste do eixo y, tentei simular um desenho e com um lapis, para adequar os ajustes e conferir o funcionamento, certo momento ele chegou a estrangular a ponta do lápis na base do eixo x, no qual me preocupou.
Existe algum parametro no GRBL, que consigo definir o tamanho maximo de x, y e z ?
De onde retirei a ideia do projeto, não possui várias informações, que só fui perceber quando realmente estava na pratica.
Se puder me ajudar ficarei grato, e ajudarei no que for de meu alcance.

Obrigado

2 + 2 bobinas ficando no total de 4 fios.

OK,

Vamos por partes:

O Ponto de partida? Normalmente é o Zero Maquina, o ponto inicial de cada eixo. Você está usando chaves de fim de curso? Qual a rotina que sua máquina executa ao ser inicializada?

Qual ajuste do Eixo Y? Existem vários ajuste em uma máquina CNC. Por exemplo o paralelismo entre guias e fuso em cada eixo, a perpendicularidade entre os eixo em si, esses são ajuste mecânicos que vão interferir no funcionamento da sua máquina. Existe também os ajustes de software e hardware.

Existe um parametro de limite para os eixos através de software (GBBL), $20 - Soft limits. Porém, ele precisa que o Homing, procedimento de inicialização estaja habilitado. Outra alternativa é usar o $20 - Hard limits, que gera um alarme quando a máquina alcançar o fim de algum curso, essa é uma manobra de emergência.

Posso lhe perguntar de onde você retirou o projeto, isso pode nos ajudar a resolver algumas duvidas.

Pelo que vi, você é de São Paulo, assim vou lhe fazer um convite: Estamos organizando um dia para estudarmos Máquinas e Sistemas no Mirante Lab, nosso objetivo é aprender juntos, vamos começar com a construção de uma CNC caseira utilizando sucata (Drives de CD e etc) para dominarmos os processos envolvidos na construção de uma CNC. Na realidade já construimos um pequeno Frankstein (https://www.facebook.com/mirantelab/videos/1663440557245750/). Sinta-se a vontade para aparecer, e estendo esse convite a todos.

Abraços