Como: Despertador do celular ligar uma tomada/relê?

Olá amigos,

Qual seria o caminho mais simples para, quando meu despertador do celular disparar, ligar um relê?

Pensei nisto:

App de despertador, ou app que se integre ao despertador padrão, que irá enviar para algum hardware X (genericamente falando, poderia ser um Arduino, etc) o horário que o relê ligado neste hardware X deverá ser acionado. Comunicação celular/hardware X preferencialmente via o roteador wifi da casa, mas que fosse fácil de configurar esta comunicação.

O ideal.

  • Uma caixinha como de transformadores (imagem abaixo).
  • Usuário instala um app no seu android.
  • O app serve apenas pra enviar o horário do despertador nativo do celular pra caixinha. Não altera o despertador original, nem que seja um novo app de despertador.

Acho que não dá pra fugir de ter que criar um novo app.

No android, dentre os Content Providers, há o AlarmClock e a descrição dele casa bem com o que você deseja:

The AlarmClock provider contains an Intent action and extras that can be used to start an Activity to set a new alarm or timer in an alarm clock application.

O app seria bem simples, você usaria o alarme do android e o app se encarregaria de definir uma Activity a ser iniciada com o alarme setado, no caso, ligar um relay.

Passar a informação por uma conexão wireless, em teoria, também não deve ser complicado, mas a placa precisa ter conectividade (BT, Wi-Fi e etc) para receber o comando.

Se já sabe o básico sobre a criação de aplicativos para Android, esse documento explica como usar os Content Providers.

1 curtida

Encomendei um módulo wifi e relê. Chegando começo a estudar melhor isso. Será um estudo esporádico e de longo prazo, conforme for sobrando tempo. Irei atualizando aqui meus avanços.

1 curtida

Pensei em algo simples como foi pedido, ao inves de um controle wireless um sensor de som por exemplo, evitando ate o app, se for usar um arduino (nano por exemplo) ele possui bibliotecas de controle de voz prontas e precisas