Como emular video games com Raspberry Pi?

Recentemente resolvi mostrar para minhas filhas como eram os jogos de video games que eu jogava quando era criança. Comecei a jogar no Telejogo Philco Ford e no Odyssey Philips de meus amigos e primos. Depois ganhei meu primeiro videogame, um Atari 2600 da Polyvox, e nunca mais parei de jogar. E foi lembrando daquela época que resolvi montar um emulador com os jogos das últimas décadas para brincar com minhas filhas.

Estou montando um emulador balsedo no Raspberry Pi 2 e até agora fiz testes com a distribuição RetroPie que já vem com vários emuladores instalados. Basta preparar o cartão SD, conectar o Raspberry Pi a uma TV, conectar um Joystick USB e encontrar as ROMs. Minhas primeiras experiências foram bem legais apesar de estar sofrendo para encontrar as ROMs e acho que os controladores USB que estou usando são um pouco limitados e ruins. Veja como estava ficando (usando uma display LCD para o Raspberry Pi):

Agora estou aguardando que um Raspberry Pi 3 e um joystick um pouco melhor (escolhi o Logitech F710 pois acho que terei como emular console mais modernos como Play Station e cheguem para eu montar a versão definitiva para deixar conectado na TV do quarto das meninas.

Mas eu gostaria de saber se vocês tem outras dicas… outras distribuições, opções para os controles e, principalmente, dicas de como encontrar as ROMs para os emuladores.

E ai… em sua opinião qual a melhor maneira de emular video games antigos com o Raspberry Pi?

Abraços!

2 curtidas

Olá @mlemos

Bom, a melhor distribuição é o Retropie (abaixo falo sobre a distribução Lakka), ele é baseado no Raspian (distribuição principal), um Frontend (EmulationStation) e RetroArch (libretro) que usa o sistema de “cores de emulação”, ou seja, ele provê um ecosistema básico para execução de ROM’s, ler e gravar saves e apresentar o vídeo, mas o emulador da CPU e os shaders (que melhoram os gráficos datados) vem de outros projetos de emulação e isso é muito bom, já que você tem uma boa gama de sistemas para emular num único projeto, sem precisar espalhar vários programas pelo workspace. Obviamente você pode instalar o RetroArch em qualquer uma das distribuições, se preferir não usar o RPi de forma dedicada para jogos.

O RPi 1, é suficiente para emular a maioria dos sistemas, mas segundo relatos de amigos, sistemas a partir do PSX e PSP, podem sofrer slowdowns, problema que é resolvido em sua maioria com o processador do RPi2, mas este aparentemente sofre quando se tenta emular Nintendo 64, ainda não sei como esses sistemas se comportam frente ao poder do 3, mas não creio que deva haver muitas mudanças. De qualquer forma, emulação é um processo que pede muito da CPU do sistema computacional hospedeiro, já que a maioria dos cores são interpretadores e não recompiladores (e mesmo que fossem cores recompiladores, mudaria muito pouco quanto ao consumo da CPU - melhorando, na realidade o desempenho), por isso, se for usar o RPi para emulação, é muito recomendável usar disssipadores de calor.

Por fim, passo a responder sobre ROM’s, que é sua principal dúvida: Atualmente, um dos melhores acervos é o do Emuparadise. Se você pretende pegar jogos específicos, basta procurar em ROM’s, ISO’s e Games selecionar o sistema e jogo em questão. Em geral dou preferência a baixar os Full Sets, que trazem a biblioteca completa do sistema, com todos os jogos contendo o Good Dump (dump correto e testado pela comunidade de emulação).

Creio que o Emuparadise deve suprir senão toda, a maior parte da sua demanda por ROM’s.

Pequena lista de bons cores que devem executar sem problemas no RPi2:
neogeo, cps1, cps2 e cps3: lr-fbanext;
snes: lr-snes9x-next;
master system, gamegear, mega drive, sega 32x e sega cd: lr-genesisplus-gx;
nes: lr-nestopia ou lr-fceumm (tanto faz, pra mim o padrão foi mais que suficiente);
playstation: lr-pcsx-rearmed;
psp: ppsspp (de preferência o nativo, que oferece desempenho melhor);
gba: lr-gpsp (roda de tudo, até no rpi1);
gb, gbc: lr-gambatte ou lr-tgbdual (o segundo oferece suporte a modo link, com tela dividida);
jogos de arcade de outras plataformas além das que citei acima: lr-mame2003;
n64: mupen64plus (alguns jogos rodam bem, outros rodam muito lentos).

Sobre o controle que está querendo adquirir, é muito bom, mas veja que ele foi testado apenas em Windows até a versão 8: Works with Windows XP, Vista, Windows 7 & Windows 8 é válido dar uma pesquisada sobre o comportamento dele frente ao Linux kernel, para não acabar jogando dinheiro fora.

Se você tiver, por acaso, um joypad de Playstation 4, você pode parear com um adaptador de bluetooth segurando os botões “share” e “Playstation”. Sem precisar gastar mais.

Boa diversão para você e sua família.

Qualquer dúvida, fico à disposição.

Manual Retropie.

Deixo aqui também o link para a distribução Lakka, mas nunca testei no RPi, mas aparentemente não tem problemas para rodar.

3 curtidas

Vc sabe de algum tutorial para instalação dos emuladores? Queria tentar por o emulador de PSP num pi 3 e.e

Tem esse vídeo que ensina a instalar, não sei se vai suprir tua dúvida porque estou sob proxy e não assisti, mas tenta, se não ajudar a gente vê outro,.