Como fazer um cômodo com sensores

Olá, pessoal!
Eu gostaria de saber como faço uma casa, onde há sensores em um cômodo e que funciona da seguinte maneira: quando não tem ninguém nele, o sensor detecta e corta a distribuição de energia; no entanto, quando tem alguém o sensor detecta e permite a passagem de energia. O circuito que eu pensei é ter um sensor de presença ligado a uma bateria, assim se cortar a energia o sensor continua funcionando. E pensei em utilizar um relé, mas não sei bem a melhor forma de fazer este circuito. Por isso, peço a ajuda de vocês!
Desde já agradeço!

Olá Guilherme, acho que um sensor desse tipo pode lhe ajudar:

http://www.buildbot.com.br/produto/sensor-infravermelho-de-presenca-pir-hc-sr501/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=OFERTA%3A+Sensor+PIR%2C+Gases+MQ+e+mais&utm_campaign=Offer

No datasheet vc encontra um arranjo de ligação em AC e DC. qualquer dúvida é só falar.
Abraço.

Acho que vai ser bem complicado vc fazer isso, pois tera de colocar não só um sensor de presença, mas também piezoeletrico entre outros, só com sensor de presença, se a pessoa ficar imóvel, vai cortar a energia, então de uma olhada em outros sensores para ligar juntos com o sensor de presença.