Consumindo WebServices

Bom dia geral.

Conheci recentemente o Raspbarry Pi e estava pretendendo embarcá-lo em um projeto que precisa consumir webservices. Acredito que o Arduino também seja, uma vez que CONECTIVIDADE faz parte da natureza deste tipo de tecnologia. Porém gostaria de ouvir os colegas.

Lucas Belkys

Bom, acho que seria mais interessante fazer com RPi, pois ele tem uma distribuição Linux embarcada e acesso a linguagens de programação (como Python) que, com certeza, suportam protocolos de diversos Webservices.

Que serviço você quer consumir?

Comprei uma placa RPi e já vi tudo que ela pode me oferecer. É fantástica. Mas pelo que vi o Arduino é ainda mais barato!

Olá @lucasbelkys, o Arduino é mais barato, mas a implementação certamente será mais trabalhosa, sem levarmos em conta que você precisará no mínimo de um Ethernet Shield, o que elevará o valor da plataforma completa para o seu projeto.

Uma das API’s para consumir webservices baseados em REST é o RESTduino e é necessário um Ethernet Shield. Só o preço desse shield é maior que o de um RPi, claro que você pode procurar por clones (chineses ou não), mas ainda assim, acho que superará o preço de RPi.