Consumindo WebServices


#1

Bom dia geral.

Conheci recentemente o Raspbarry Pi e estava pretendendo embarcá-lo em um projeto que precisa consumir webservices. Acredito que o Arduino também seja, uma vez que CONECTIVIDADE faz parte da natureza deste tipo de tecnologia. Porém gostaria de ouvir os colegas.

Lucas Belkys


#2

Bom, acho que seria mais interessante fazer com RPi, pois ele tem uma distribuição Linux embarcada e acesso a linguagens de programação (como Python) que, com certeza, suportam protocolos de diversos Webservices.

Que serviço você quer consumir?


#3

Comprei uma placa RPi e já vi tudo que ela pode me oferecer. É fantástica. Mas pelo que vi o Arduino é ainda mais barato!


#4

Olá @lucasbelkys, o Arduino é mais barato, mas a implementação certamente será mais trabalhosa, sem levarmos em conta que você precisará no mínimo de um Ethernet Shield, o que elevará o valor da plataforma completa para o seu projeto.

Uma das API’s para consumir webservices baseados em REST é o RESTduino e é necessário um Ethernet Shield. Só o preço desse shield é maior que o de um RPi, claro que você pode procurar por clones (chineses ou não), mas ainda assim, acho que superará o preço de RPi.