Controlar o volume da caixa de som do computador usando o arduino

Então galera, meu primeiro post e é meio besta mas eu não achei nada na internet até o momento.

Minha ideia é usar Arduíno com controle IR para controlar algumas coisas, como ligar o computador, ligar o filtro de linha, LED’s RGB e os alto-falantes do computador.

é um sistema 2.1 ligado na USB e não tem botão de ‘on off’, eu iria colocar um Relé no cabo USB e quero controlar o volume também e ai vem o primeiro problema, Como controlar o volume do som com o Arduíno? o que eu posso usar sem exceder a tensão e corrente limite das portas do Arduíno? pensei em divisor de tensão ou transistor, é possível? Tem algo melhor que eu possa usar?

Obrigado, e desculpe pela “simplicidade” da pergunta, mas realmente não consegui encontrar algo parecido na internet.

desenvolve uma interface na linguagem que tenha conhecimento. Estabeleça uma conexão serial com seu arduino. No arduino seu programa vai ser um interpretador de comandos serial. Depois na sua interface, via API do windows você tem acesso, a por exemplo controlar volume, abrir drive de cd, disparar um e-mail.

Cara, o caminho mais fácil pra isso é adotar vários resistores que sejam capazes de aguentar resistir a potência entregue às caixas de som, ao contrário do que pode se imaginar a máxima transferência de potência no resistor será entre 30 e 70% do volume, dependendo da tensão oferecida pelo player e a resistência oferecida pelo falante, estou partindo do princípio que o falante é um alto falante simples/passivo e não uma caixa amplificada.

Daí é só colocar transistores para chavear qual resistência você quer que o som passe antes de ir pro alto falante. Você pode combinar os resistores de forma a reduzir a resistência e economizar peças, mas eu não recomendo por que fica um tanto difícil conseguir uma escala de linear de resistências, mas você pode tentar.

Provavelmente existem vários CIs que façam isso pra você através de outro método (PWM), especialmente se o CI for de driver de som, mas nesse caso você acabaria deixando de usar o driver de som do aparelho para usar o driver que você adotou, o que se for um CI barato provavelmente não será bom negócio.

Se fosse eletrônica analógica seria muito mais fácil: Era só por um potenciômetro. kkkkk

A ideia é interessante, mas eu mal sei programar em C :joy::joy: e infelizmente so tenho esse periodo de ferias da faculdade para tentar fazer isso… mas eu realmente gostei de ideia e futuramente vou aplicar isso nao so no sistema de som como em luzes e etc…

meu alto falante é amplificado ja. é um home 2.1
minha ideia era abrir ele e por exemplo no lugar do potenciômetro do volume tacar direto um transistor, queria saber se dava certo ou tinha outra solução, vou dar uma pesquisada em CI’s desse tipo…

Existe algum tipo de “potenciômetro digital?” rsrsrs

Nossa man muito obrigado, é perfeito, vou fazer e quando estive pronto eu posto o resultado aqui, obrigadao

Só pra completar a coisa: Não tente fazer isso com uma resistência de 10k, é muita resistência e mesmo que funcione provavelmente daria interferência de rádio AM.
A idéia é bem essa, mas quando for fazer, faça com uma resistência de 100ohm se der. (E isso por que a caixa já é amplificada, se não seria menor ainda!)

1 curtida

Pode deixar. Obrigado