Dedada eletrônica à distância 😝

Salve pessoal !!!

Preciso simular um dedo pressionando um interruptor. Tipo um fura bolo.

Simples assim: pressiono um botão e remotamente um motor (axo q tipo solenoide) dê uma “dedada” em um interruptor. São 450mts de distância e a força necessária do motor é igual à necessária para ligar um interruptor de lâmpada comum.

Poderiam me dizer os nomes corretos das partes que devo ler a respeito?
Sei o que quero mas não sei sobre o que devo ler.

O que pretendo é identico ao video abaixo, porem com um só motor.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=j2F-q6Jecdo[/youtube]

Obrigado.

Você pode fazer com servo motor para simplificar, mas se pretende mesmo utilizar solenoide, vai precisar dela e de um acionador. O acionador pode ser feito com um transistor e uma alimentação externa para a solenoide.

Uma coisa que você precisará sem dúvida é de diodos para proteger o circuito do retorno da bobina da solenoide.

Uma outra opção é utilizar um módulo relé pelo qual você entra e sai com 12V para a solenoide e nesse caso você não precisa se preocupar com o retorno.

No caso do servo motor, só o servo e o Arduino.

Na questão de “remoticidade”, você vai precisar de uma integração com um módulo ethernet ou um wifi. Se for para utilizar wifi, recomendo que utilize o ESP8266 invés de Arduino. Se for para ser sofisticado, então utilize um Onion Omega:

Se quiser um protocolo de gerenciamento IoT, recomendo o MQTT:
http://dobitaobyte.com.br/?s=mqtt

É bastante simples de implementar e você não precisará se preocupar em depurar protocolo próprio de interação com seu dispositivo. No smartphone você poderá utilizar por exemplo o MQTT Dashboard ou o MyMQTT (ambos para Android).

Obrigado pelas visualizações e resposta.
Vou dar mais informações para que possa ser mais fácil me ajudar.

São 450mts de distância em campo aberto e a força necessária do motor é igual à necessária para ligar um interruptor de lâmpada comum. Tenho corrente de 220v no local e sinal GSM.

Trata-se de uma bomba de água (trifásica, 380v) que puxa água do rio
para uma horta. Quero não ter de precisar ir até ela para ligar e
desligar, fazendo isto remotamente.

Sei o que quero mas não sei sobre o que devo ler.
Sei quase nada sobre arduino, pouco sobre eletrônica e eletricidade e intermediário em programação, mas sou bem curioso e dedicado no aprendizado. :))

Abaixo, postarei algumas fotos do meu interruptor que aciona a bomba.

Obrigado a todos pela ajuda.
Obs.: Não encontrei o botão “prévia”, então relevem se houver erro na postagem.








@Shafick_Cruz Talvez seja melhor você andar esses 900m. A maneira mais interessante seria um relay acionado remotamente diretamente na força, o empecilho é a distância, creio que bluetooth seria inviável pra 450m, o mais certo seria com uma conexão com a internet que provavelmente não tem onde a bomba está.

Seria o mesmo princípio do projeto clássico “acionamento de lâmpada com Arduino e relay”, a diferença é que o comando seria passado pela internet para o MCU (poderia ser um Arduino com Ethernet Shield ou seria mais barato um módulo wi-fi - se o wi-fi chegar lá - como o ESP8266) e este desligaria ou ligaria o sistema através do relay.