Desligar motor eletrico com micro

Olá!

Preciso resolver a seguinte situação.

Tenho uma chave liga desliga e uma micro , ao acionar a chave l/d o motor deve de realmente ser desligado somente ao passar o contato sobre a micro.

Detalhe trata-se de uma prensa ou seja um movimento continuo aonde a cada volta o contato sempre vai passar sobre a micro mas só pode desligar quando a chave estiver na posição desligada.

Agradeço a atenção.

César

o que é uma “micro”(tipo fim de curso? micro switch?)?

Qual é exatamente o problema? (Desenho rápido do paint)

Ola Thomaz!

Sim a micro é o fim de curso, foi só uma ideia pode ser sensor indutivo algo que não deixe o motor desligar quando o batente estiver em baixo, só aceita o comando quando o batente começar a subir, segue um desenho simples.

Não encontrei como anexar ou incluir o meu desenho na resposta…

SDS

César

só arrastar o desenho na caixa de mensagem

Ok, é uma prensa e por sistema mecânico ela “abre e fecha”, você quer que quando o comando de ‘desligar’ seja dado, ela complete uma volta, sendo só desligada na posição “aberta”?

Se for isso, pode ser perigoso uma vez que ela só desligaria efetivamente depois de dado o comando, seria necessário um botão de emergência.

Imaginei o seguinte, acho que está certo. Dá pra entender?


Explicação: É necessário que o motor tenha um “selo” para que continue funcionando, a retirada deste selo é condicionado ao desligamento e a posição do switch. k2 também precisa de um selo

Thomaz!

Segue o meu desenho.

Thomaz!

Voce poderia explicar para um leigo no assunto.

Conheço pouco mas seguindo o seu desenho.
1ª linha
chave l/d + micro NA conectada a contactora, mas qual borne A1, NA, NF?
esta contactora esta conectada a contato da K2, qual contato, o que significa o simbolo que liga a K1 a K2?

Obrigado pelo interesse.

César

É um relé, significa que o contato é acionado por indução magnética.
O diagrama pode ser entendido como as duas primeiras linhas serem linhas de comando e a que liga o motor como uma linha de força, as duas isoladas. (Procure por diagrama de comando e diagrama de força).
Quando você apertar o botão de “liga” o motor irá ligar e também irá acionar o relé K2, mantendo o motor ligado, mesmo quando você apertar “desligar”.
Quando você apertar “desligar” o contato K2 manterá o motor funcionando até que o relé K1 seja acionado. O K1 é acionado quando a chave está em posição desligado e o micro detectar a posição desejada, dessa forma desligando o relé K2 e assim desligando o motor na posição do micro.
Pesquise por “relé” e “diagrama selo de motor” e “diagrama partida direta”, veja alguns videos

Thomaz

Estou tentando, pesquisei o contato de selo e montei um, esta funcionando.
Voce poderia detalhar mais um pouco ou ate mesmo desenhar a montagem dos reles.
K1 é o de selo ou é o K2.
Obrigado mesmo pela ajuda é que não sou da area e preciso resolver esta questão.

K2 é o de selo, pois mantem o motor funcionando.
K1 é um auxilar apenas para desligar K2.

K2 nesse caso deveria ter 2 entradas NA, mas isso por boas praticas.