Detectar metal em tubulação e fechar comporta


#1

Boa tarde pessoal,

Estou precisando de ajuda para montar um projeto se alguém tiver algo agradeceria.

Consiste no seguinte:

Tenho uma tubulação metálica que escoa um material vegetal, porém às vezes junto com este material acaba escoando algum material metálico como preços, pedaços de ferros e outros. Eu preciso criar um projeto que quando o material ao passar por determinado ponto ele verifique se tem algo metálico no meio, caso afirmativo ele acione um relé para fechar uma comporta.

A tubulação onde escoa o material tem aproximadamente 200 mm de diâmetro.

Seria basicamente isto, se alguém puder me dá uma ajuda.


#2

Detectar metal não é dificil dependendo do tamanho relativo entre sua tubulação e o menor fragmento que deseje detectar. Em uma tubulação de 200 mm de diâmetro acho que é meio dificil detectar objetos muito pequenos sem o uso de tecnologias relativamente sofisticadas, como ultrassom (mas que poderia dar falsas leituras no caso de bolhas de ar por exemplo).
A maneira mais simples é usar o principio básico dos detectores de metal: uma bobina ligada a um oscilador “crítico”. Quando um metal entrar no campo de ação da bobina vai absover energia do campo e alterar a frequencia do oscilador.


#3

Fala ai Wagnersa, cara a um tempo atras vi um vídeo no manual do mundo(Canal do youtube) que mostrava uma peça muito utilizada na industria alimentícia, mas ele detectava apenas peça metálicas que são atraídas por imã. Segue o vídeo, caso não queira ver ele todo a partir do minuto 09:05 ele fala sobre ta aparato. De repente da uma ideia para uma possível solução.


Abraços
Max