Detectar metal em tubulação e fechar comporta

Boa tarde pessoal,

Estou precisando de ajuda para montar um projeto se alguém tiver algo agradeceria.

Consiste no seguinte:

Tenho uma tubulação metálica que escoa um material vegetal, porém às vezes junto com este material acaba escoando algum material metálico como preços, pedaços de ferros e outros. Eu preciso criar um projeto que quando o material ao passar por determinado ponto ele verifique se tem algo metálico no meio, caso afirmativo ele acione um relé para fechar uma comporta.

A tubulação onde escoa o material tem aproximadamente 200 mm de diâmetro.

Seria basicamente isto, se alguém puder me dá uma ajuda.

Detectar metal não é dificil dependendo do tamanho relativo entre sua tubulação e o menor fragmento que deseje detectar. Em uma tubulação de 200 mm de diâmetro acho que é meio dificil detectar objetos muito pequenos sem o uso de tecnologias relativamente sofisticadas, como ultrassom (mas que poderia dar falsas leituras no caso de bolhas de ar por exemplo).
A maneira mais simples é usar o principio básico dos detectores de metal: uma bobina ligada a um oscilador “crítico”. Quando um metal entrar no campo de ação da bobina vai absover energia do campo e alterar a frequencia do oscilador.