Dicas de como programar ESP8266 (ESP-01 e ESP-12)

Djames (desculpe-me se estou errando)
Consegui enviar os comandos AT com o circuito de Eulergui.
Não sei qual seria o próximo passo.
Poderia opinar?

Eulergui;
Há tempo não escrevo por estar “fuçando” nos meus ESP8266-01 e nodeMCU
novos que comprei após concluir que os anteriores (iguais) não funcionavam.
Meu nodeMCU está maravilha e pretendo continuar com ele.
Mas meu 01 está dando trabalho(sou teimoso e somente o abandonarei quando conseguir pelo menos piscar 1 led) .
Vamos lá: você me passou um esquema para o 201 que foi maravilha e
usei o mesmo para o 01 novo, desconsiderando o GPIO-015.
Mandei todos os comandos AT e recebi o IP do mesmo que testei com sucesso.
TUDO PERFEITO.
Mas tentei vários esquemas para acender 1 LED no 01 e não consegui.
Peço, então, você tem algum link onde poço encontrar algo para tentar?
Você já me ajudou muito mas espero não estar abusando de sua
boa vontade e gentileza.

Rapaz, especificamente para piscar o LED no ESP-01 (ou 12) diretamente nas GPIOs eu faço o seguinte:

Coloco o resistor no catodo do led (negativo) e essa “perninha” vai na GPIO. O anodo (positivo) vai no VCC e o led acende quando a GPIO está em LOW.

Essa é, basicamente, a única diferença entre a ligação de LED que eu faço no Arduino e ESP8266. No ESP8266 eu trabalho com a lógica invertida para fazer o LED acender.

Estou anexando aqui uma imagem da plaquinha que fiz para desenvolvimento no ESP-01. Na placa tem um LM-1117 3.3v que fica soldado por baixo da placa. Dessa forma eu posso entrar com os 5V da USB do computador sem problemas.

PS: Sei que estão faltando os capacitores da minha plaquinha do ESP01… mas eu tirei eles por algum motivo que não me lembro e depois não os coloquei novamente no lugar :smiley: (My bad)

PS2: Sim, a placa está funcionando normalmente sem os capacitores, porém, é extremamente recomendável utiliza-los.

Eu andei montando um ESP12 (não o “e”), mas ainda não terminei. Tirei umas fotos, inclusive de um diagrama bem mal feito que desenhei. Ainda falta soldar algumas conexões, alguns fios e falta um resistor de pull-up. Acabei não colocando nenhum LED na placa, pois quero economizar energia e usar ela com pilhas. Usei um 78RM33 para alimentar a placa.

Coloquei jumpers seletores e chaves para tentar o melhor uso de todas as portas (você precisa fazer pull-up ou pull-down em algumas, para poder programar o ESP). Tenho um USB UART que encaixa no JMP2 do diagrama, não precisando usar protoboard ou cabos jumpers para programar, por isso que tenho alguns pinos não usados lá. Até onde sei, não devia ter passado os fios por cima do ESP, mas precisei para conseguir o menor espaço possível na perfboard. Segue para referência:


1 curtida

Muito obrigado. Belo trabalho mas trabalhoso.
Abs

Prezado amigo Eulergui;
Você tem foto do outro lado da plaquinha o o diagrama (esquema)?
Não deu para eu concluir como estão ligados o seguintes pinos do ESP8266:
RST, GPOI-01, CH-PD, RX e TX, etc.
Muito obrigado.
Grande abraço

Não vale rir, hein… é a primeira vez que desenho um circuito :smiley:

O ESP-01 não tem “oficialmente” uma GPIO1… ok… você pode usar o RX ou o TX como GPIOs, nesse caso, a GPIO 1 é a TX e o RX vira a GPIO 3.

Não mandei o desenho da parte de trás da placa porque tá beeemm feio mesmo… como foi uma das primeiras coisas que soldei na vida, imagine o bolo de solda que tá lá atrás… mas o conceito é basicamente esse aí :slight_smile:

PS: Eu demorei pra entender isso… mas quando os tracinhos verdes se cruzam SEM bolinha é porque não há conexão entre os fios hahahahahaha logo, considere conexão apenas onde houver bolinha vermelha unindo dois ou mais pontos.

1 curtida

Prezado amigo;

  1. Seu desenho está ótimo. Estou entendendo que P1 é o ESP8266-01,
    P2 é o FTDI e UI é o regulador de voltagem.
  2. Soldar é uma das mais desagradáveis tarefas da eletricidade. Prefiro
    levar choque 110V, baixa amperagem, do que soldar. Se soldei 5 vezes
    na vida foi muito e todas as vezes muito piores que a sua. Cerca de
    80% dos eletrônicos NÃO SABEM SOLDAR incluindo eu. Mas disfar-
    muito bem. A protoboard é a oitava maravilha do mundo.
  3. A montagem que você mostrou não poderia ser melhor. Não tem como
    não sobrepor os fios. No esquema vi S! e S2 que podem ser botôes
    tácteis NA ou chave 2 posições mas na montagem vi duas chaves e
    um botão táctil. Onde errei?
  4. (Última) Numa folha quadriculada você fez um maravilhoso detalhamento
    da montagem. Desculpe-me mas é um luxo (apesar de draft).
    Não sei digo primeiro obrigado ou parabéns.
    Valem os dois.

Meu caro, acho que você confundiu a resposta do @eulergui e as minhas fotos. São projetos distintos :wink:

Aproveito para responder seus pontos no entanto:

  1. Sim, só o P2 que representa os pinos de algum conversor USB Serial, que pode ser um FTDI ou qualquer outro (como o CH340).

  2. Eu aprendi a soldar com um video super simples, e até um tanto banal. Está em inglês, mas a melhor parte é a imagem: https://www.youtube.com/watch?v=QKbJxytERvg
    Depois disso foi apenas um pouco de prática. Às vezes ainda erro, mas nada que um pouco de paciência e as ferramentas certas (sugador de solda ou removedor de solda - solderwick) para desfazer a besteira que fica.

  3. Como disse antes, acho que você confundiu as minhas fotos com a resposta do @eulergui. No caso da resposta dele, ambos podem ser botões tácteis (pushbuttons), que foi o que @eulergui fez na placa dele (uma das primeiras fotos acima). Eu colocaria o pino de reset em um pushbutton e o GPIO0 em uma chave de 2 posições, apenas para não ter que ficar pressionando o botão quando for fazer um FLASH.

  4. Muito obrigado! Parabéns ao @eulergui por conseguir desenhar o diagrama dele, ficou excelente! Ainda preciso aprender a desenhar diagramas no computador…

@rud57 tudo joia?

Caro, uma sugestão, mude o título de seu tópico para algo mais claro e que dê uma idéia sobre o que é o post… algo como:

Como fazer ESP8266 esp01 e ESP8266 esp12E funcionar?

Beleuza?

1 curtida

Trezentas mil desculpas mas aparece tudo junto no meu PC.
Porém o esquema é seu?
Muito obrigado.

São dois esquemas diferentes, o do @eulergui é um para o ESP-01, e o meu é para o meu ESP-12.

Eu apoio a sugestão do Manoel, eu editaria o título para ajudar outras pessoas com problemas com ESP a acharem este tópico.

Mlemos; tudo bem/
O título é estranho pois o conteúdo era outro.
Resumindo: eu tenho os dois módulo “pifados” que eu não sabia que
assim estavam e como não consegui nada com eles pedi ajuda com o título esquisito. Quando comprei novos módulos e funcionaram (comandos AT) eu
notifiquei os amigos e pedi ajuda para acender um led com o ESP8266-01 que
eu não estava conseguindo (consegui somente todos os comandos AT) .
O nodeMCU estou fazendo tudo que eu fazia com o arduino.
Resumo: estou pedindo (agora o abacaxi se estendeu à você) um circuito
QUE FUNCIONE para acender 1 led com o ESP8266-01.
Consegui explicar o título exdrúxulo?
Será que ainda vale a pena mudar o título?
Gostaria muito de fazer o led acender com o ESP8266 (será teimosia?).
O nodeMCU já estou usando para saltos maiores (já acendi trocentos leds)
Muito obrigado pela paciência e futura ajuda (rsrsrsrs).
Grande abraço.

Eulergui. tudo bem?
Acho que (não sei como) misturei 2 postagens: a sua e a de outro amigo
Enfim, o diagrama acima é seu?
Caso positivo onde ligo o led para acendê-lo?

Opa, tudo joia?? :slight_smile:

Rapaz… você acabou misturando tudo mesmo! Vamos com calma, jovem! :slight_smile:

Vamos lá… Na minha plaquinha (a do circuito com 2 botões e que eu enviei a foto antes das fotos do @rafaelcs) eu ligo o LED na GPIO 2, porém, eu faço a lógica inversa… o NEGATIVO do LED na GPIO com resistor, o POSITIVO no VCC e o led acende em LOW. Você pode também ligar o POSITIVO do LED com resistor na GPIO, o NEGATIVO no GND e acender em HIGH, vai depender da lógica que você utilizar.

No circuito que enviei, o P2 é a entrada do meu conversor USB/Serial, o U1 é o regulador de tensão e o P1 é onde vai encaixado o ESP-01. Lá na foto que enviei da minha placa dá pra ver bem isso. Uso o regulador de tensão porque na minha placa USB/Serial não tem o botão para escolher entre 3.3 e 5v, logo, ela só trabalha em 5v e eu precisei do regulador para alimentar o ESP-01 corretamente. Eu não tenho certeza se os 3.3v do seu FTDI tem capacidade para alimentar o ESP-01 que, em picos de consumo, pode chegar a 400 mA de consumo.

Mais um voto para a mudança do título do tópico… pois o que era um presente de grego já virou um bom repositório de circuitos e informações sobre o ESP8266 :slight_smile:

Por favor, URGENTE, como mudo o título.
Claro que concordo e muito obrigado

Muito obrigado novamente.
Como mudo o título (só vc é o Djames sabe a história)?
Obrigado por “rapaz” e “jovem”. Não sou nada disso há muito tempo.
Vamos lá: (me corrija onde eu errar)
Na placa o led está ligado no GPOI-02 e no esquema o pino 4 (GPIO-02)
não está ligado a nada. Penso que devo ligar o led aí.
Com esse circuito posso piscar o led com o sketch blink?
obrigado

Exatamente! Pode ligar o LED na GPIO 2 (Pino 4) sem problemas! :slight_smile:
E sim, você pode usar o blink, basta mudar a porta para, ao invés de piscar na porta 13 (padrão do Arduino), piscar na porta 2 :wink:

(Não sei como mudar o título :smiley: )