Dicas para automação de churrasqueira


#1

Olá, tenho uma churrasqueira elétrica e pretendo fazer uma automação nela com Arduíno.

A churrasqueira tem um motor de 220v corrente contínua, 55w de potência e a velocidade de rotação dos espetos é atualmente controlada por um potenciômetro tradicional.

A ideia da automação seria poder controlar a velocidade da rotação remotamente (via celular, por exemplo)

Imagine que a churrasqueira teria 2 modos de operação:

  1. modo local – via potenciômetro físico (como é hoje)

  2. modo remoto – poderia ter um botão físico para habilitar um tipo de bypass do potenciômetro físico e habilitar o controle remoto, nesse modo o controle da velocidade seria via Arduíno recebendo instruções via http (de um app), nesse modo o potenciômetro físico ficaria desabilitado.

O modo remoto seria operado por um arduino/wemos com wifi e um server http embutido que recebe os comandos para aumentar/diminuir a velocidade, essa parte de rede e comunicação eu já saberia como implementar e quais componentes usar.

A única parte que eu realmente não sei por onde começar é a parte do controle do potenciômetro, que tipo de componente devo utilizar.

Eu imaginava algo como um bypass no potenciômetro físico que redirecionaria o controle para um componente no Arduíno (qual componente ?)… sem necessidade de mexer direto no motor da churrasqueira.

Se alguém puder de dar algumas dicas ou me apontar em alguma direção sobre o que devo pesquisar a nível de componentes, eu agradeço.

Obrigado,
Neimar


#2

Tem certeza de que o motor é de corrente contínua ? onde consta essa informação ?


#3

Informação obtida do fornecedor da churrasqueira.


#4

Achei estranho, 220V DC… Bem, de qualquer forma, existem os chamados “potenciometros eletronicos”, mas voce não pode ligar diretamente em paralelo com o potenciometro original.
Teria de fazer um chaveamento eletrônico entre os dois.
Outra opção seria usar um servo para movimentar o potenciometro original, e aí é só fzer uma adaptação mecanica.


#5

Pois é, inclusive pedi confirmação pro fornecedor depois que você comentou, ele confirmou DC, mas enfim…

Recebi uma dica em outro fórum que envolve usar um potenciômetro motorizado.

Infelizmente o fabricante não soube me dizer qual a resistência do potenciômetro atual da churrasqueira e outra pessoa sugeriu um Potenciômetro controlador de Potencia em conjunto com um Potenciômetro motorizado.


#6

Descobrir a resistencia do potenciometro original é a parte mais facil… Se nãoe stiover marcado direto no corpo (geralmente está), basta desconecar os dois fios das extermidades e medir com o ohmímetro.


#7

Seguem fotos do dimmer/potenciômetro atual …


#8

Bom, se usa DIMMER não é corrente contínua e ponto final na questão. Dimmer só funciona em corrente alternada pois o elemento de controle (no caso, um SCR curto-circuitando uma ponte de diodos), conduz corrente quando disparado e essa condição de condução só cessa quando a tensão cai a zero ou quando a corrente diminui além de um valor mínimo.
Mais uma vez, fabricante anuncia o que não vende (ou nem sabe do que está falando)… e usar SCR com ponte retificadora é gambiarra muquirana para não usar um TRIAC, que custa mais caro mas é o componente correto…
Quanto ao potenciometro: como eu disse, geralmente está marcado no corpo do componente… 200k linear (letra B = potenciometro linear) de acordo com a foto.


#9

Ludicon, infelizmente não conheço nada de eletrônica e mencionei dimmer e potenciômetro mas obviamente não sabia do que estava falando, vou chamar de “componente” até não saber exatamente qual o termo correto, mas sei que nesse componente existe um potenciômetro…

Tirei algumas fotos do componente que liga e controla a velocidade e o potenciômetro em si é B200K, no entanto existem outros componentes.

O meu objetivo é apenas substituir ou complementar esse componente por/com alguma coisa que possa ser controlada por um Arduíno, não quero mexer no motor da churrasqueira.

Alguém me sugeriu um potenciômetro motorizado, alguma opinião ?
Ex: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699487247-potenciometro-motorizado-para-arduino-_JM

Seguem as imagens …




pot4

Agradeço a ajuda e peço desculpa pela falta de conhecimento em eletrônica…


#10

Você não tem nada que se desculpar, e sim o fabricante… :rofl:
o potenciometro é de 200k linear, essa é a informação necessária para substituir por outro.


#11

Você acha que eu poderia simplesmente substituir esse potenciômetro por um motorizado e controlar ele via Arduino, me parece simples demais …


#12

Não vejo motivo para não dar certo. se o potenciometro motorizado tiver as mesmas características do original, o circuito não poderá distinguir um do outro.


#13

Faz ideia de onde consigo um pot. motorizado B200K na Internet ?


#14

Não faço a menor ideia. A minha sugestão foi usar um servo porque é barato e facil de achar. eu desenvolvo protótpios e trabalho com manutenção, entou vou logo no mais viável, nem sempre no top de linha tecnológico ou especializado…


#15

Nesse caso eu conectaria (adaptaria) o servo no pino do potenciômetro e o servo giraria o potenciômetro?
Se entendi certo, seria ainda menos intrusivo eu nem precisaria mexer no componente original… somente do nob pra frente.

Esse tipo de servo, por exemplo ?

Eu teria apenas que configurar os limites do servo, pra ele não girar fora dos limites do potenciômetro, certo ?


#16

a adaptação mecânica não é trivial, precisa de criatividade e de estudar cada caso. Um servo comum só gira 180 graus, e um potenciometro em geral gira em torno de 270 a 300 graus, portanto acoplamento direto não é possível, você precisará de polias ou engrenagens, que podem até ser feitas por impressão 3D.


#17

Ao meu ver o potenciômetro só está aí pra controlar o SCR, assim sendo não passa potência nele, então qualquer potenciômetro motorizado de 200kohm vai servir. Essa é sem sombra de dúvidas a saída mais fácil. Infelizmente tal componente parece ser BEM difícil de achar pra vender na internet, minha sugestão seria colocar dois potenciômetros motorizados de 100k em série, você pode comprar eles aqui por exemplo: https://www.mouser.com/productdetail/bourns/prm162-k415k-104a2?qs=sGAEpiMZZMukHu%2bjC5l7YccZ8g5H32GWPT%2FCDWd%2FlXY%3D