Display lcd 16x2

Bom dia preciso de ajuda para solucionar um defeito em um aparelho para rastrear equipamentos industriais o display dele fica com a linha de cima toda com quadrados pretos e a de baixo apagado as eprons e os programas estão ok coloquei em outro aparelho idêntico e funcionou todas as tensões no display estão idênticas a do ao aparelho bom já substitui 3 display troquei todos os ci 74hc373 o 74hc02n e o 74hc138 estou utilizando um ressonador de 8mhz já troquei por outro tambem tem horas que o display aparece a letra quando ligo várias vezes depois embaralha as letras todas já troquei os capacitores e estou utilizando o de 1nk63 em todos os cis.já troquei o flat Alguem tem sugestão?

@cabana muito difícil ajuda-lo sem conhecimento do circuito em si ou com o esquema elétrico do equipamento, mas segue uma sugestão de um técnico de manutenção.

Observe que esse display tem algumas trilhas na placa que são os dados e os sinais de controle e por mim creio que uma dessas trilhas pode estar partida.

Se você focar nas trilhas, RS, R/W e EN são responsáveis pela controle da comunicação do display com o controlador da placa e dependendo do projeto eletrônico ele pode usar 4 das 8 linhas de dados ligadas a placa ou as 8 linhas de dados.

Esse tipo de comportamento (acender a linha de cima do display) é devido a não programação do controlador interno do display e o primeiro passo é identificar se os pinos do display estão recebendo adequadamente os sinais do controlador.

Espero que isto possa te ajudar senão grite.

Abraços.

Obrigado Wagner pelo empenho em querer me ajudar.As trilhas estão ok a memória ou eprons também funciona perfeitamente em outro aparelho conferi estes sinais que você citou e todos entram no display exatamente como no outro aparelho a programação interna do display comprei novo e necessário alguma programacão?

@cabana ai complica, rs.

Não precisa de programação. O display normalmente é configurado na inicialização do equipamento. Uma rotina interna do firmware da controladora programa o display, que até este momento é um dispositivo passivo.

Após a configuração do display a placa controladora toda vez que deseja escrever algo no display aciona aqueles sinais que citei na outra mensagem e envia os dados pelo barramento de dados dos display (DB0…DB7).

Me ocorreu a possibilidade de saturação do controle de luminosidade que é uma tensão aplicada no pino VEE. Pode ser que a tensão esteja saturando os pixels do display.

Verifica se existe um trimpot que controla essa tensão e altera os valores para mais e para menos na chance de ver se aparece algo.

Abraços.

O controle está Ok se eu aplicar tensão máxima de 5volts ele apaga e tensão mínima 0 volts fica com imagens mais forte porém só no quadrado a tensão ideal neste pino do contraste e 0.9 volts segui as pingente que você me passou e estou achando que tem um c.i com problema que leva sinal para o pino 6 do displaY vou trocar e te retorno

@cabana boa!

O pino 6 do LCD se não estiver enganado é o sinal de Enable (E).

Realmente se houver problema com o sinal deste pino o LCD não inicializa mesmo.

Boa sorte e Abraços.

Olá wagner troquei o c.i e continua apresentando o mesmo defeito verifiquei os condensadores de 0.1 mf e continua

Tem algum esquema desse aparelho? Posta o modelo/marca para que eu possa ver se encontro alguma informação que possa ajudar.

Abraços.

Esse é um aparelho específico não disponibiliza esquema ou diagrama e um aparelho de uns 20 anos atrás ainda utiliza memória ou epron com janela utiliza c.i portas lógicas um processador d78c10agq um ressonador ceramico de três pinos como faço para te enviar uma foto dele?

@cabana não esquenta imaginei que fosse algum aparelho comercial com documentação facilmente encontrada.

Uma coisa que me lembro do meu passado como técnico de reparo é o de tomar cuidado com placas dupla face porque acontece de algumas vezes a gente soldar o pino de um ci ou componente por um dos lados da placa e no outro ocorrer mal contato ou não ter contato com as trilhas e ilhas.

Creio que você terá que revisar tudo nessa placa, pois o que eu acreditava ser mesmo é os sinais estarem faltando ou deformados na chegada aos pinos do display. Curto entre trilhas e ilhas também pode ocasionar este tipo de problema.

No mais, é complicado mesmo sem uma documentação mínima.

Abraços.

Bom dia Wagner

cara conferi todas as trilhas do circuito e os sinais saem certinho do processador d7810agq e chegam deformados na entrada do display mas não são as pistas muito estranho.se você tiver um zap consigo te enviar fotos da placa do aparelho com desenho do circuito e todas as informações.31 992862605

1 curtida

@cabana o @Ludicon deu uma dica perfeita.

Pode ser que algumas trilhas estejam parcialmente partidas e a transferência do sinal se dá pela capacitância característica do isolamento da placa. Uma tentativa seria raspar as trilhas com um estilete e espalhar solda sobre as trilhas.

Uma das coisas também possível é raspar o substrato da placa (fenolite ou fibra) entre as trilhas, porque se o isolamento baixou pode existir uma transferência do sinal devido a capacitância ou resistividade baixa.

Depois de raspar lave com isopropílico.

Já resolvi problemas desse tipo e o pior é que não dava pra ver nenhum curto entre as trilha, nem mesmo com lente de aumento. Resolvi com a raspagem e lavagem.

Outra dica é verificar por uma pequena resistência entre as trilhas sem os componentes soldados para evitar o efeito da resistividade em paralelo.

Mas agora eu acredito que o defeito foi encontrado.

Poste as fotos por aqui, pode ser que alguém além de mim possa ter alguma ideia para ajuda-lo.

Abraços.

@Ludicon 30 anos de manutenção variada transforma você em um grande especialista sim.

O bom é que somos generalistas em equipamentos e isto nos permite conhecer defeitos interessantes de serem solucionados.

Já usei de tudo em manutenção e este problema que o @cabana apresentou já vi em vários circuitos com display LCD, mas todos com soluções diferentes e isto é que nos dá esta especialidade.

Queria poder ajudar mais o @cabana mas como é um circuito proprietário é muito difícil identificar o problema sem viver a experiencia de estar com a “mão na massa”.

Espero que nossas dicas possam ajuda-lo.

Abraços.

Boa noite amigos

Ajudaram muito e vocês tinham razão descobri duas trilhas não ligadas diretamente ao display e sim a um c.i dentro do circuito com defeito quase não visto a olho nu somente com lupa restaurei e floriu funcionou perfeitamente muito obrigado aos nobres amigos as opiniões de vocês só acrescentam mais uma solução de problema complexo que somente uma visão clinica de um profissional especializado pode identificar e imaginar.

Abraços.

1 curtida

AEEEEE…

Parabéns @cabana. E obrigado por postar o resultado

Se tiver outro poste ai que quem sabe poderemos novamente juntar as forças.

Abraços.

concerteza amigo

ESTOU COM UM PROBLEMA AGORA COM CODIGO DO ARDUINO CRIEI UM TOPICO ESPERO AJUDA DE ALGUM COLEGA QUE CONHEÇA DA PROGRAMAÇÃO SE PUDER ME AJUDAR O TOPICO E AJUDA COM CODIGO BASICO ARDUINO.

ATE MAIS.