[Dúvida] Alimentação de servomotores

Bom dia.

Estou com um projeto de braço robótico, onde o mesmo vai ter 6 servos MG995
e um Micro Servo SG90.
A minha dúvida é em relação a alimentação desses componentes. Sei que não posso alimentá-los com o arduino, mas não sei como faço para alimentá-los com uma fonte externa. Posso usar uma fonte de computador para alimentá-los sem causar danos? Se sim, como proceder? Eu realmente não consigo entender sobre volts e amperes, portanto não sei que fonte utilizar.

Grato.

Olá Red,

Comece a pesquisar esse tipo de shield para Arduino, já existe alguns fabricantes :wink:

Abraços.

@carrera
Já tenho algumas soluções para fazer o controle deles pelo arduino, só tenho problemas mesmo na alimentação. Uso uma fonte 5V 1A para alimentar apenas um, preciso alimentar todos ao mesmo tempo, entende? Teria como fazer isso com uma fonte de computador?

Então Red, eu tenho uma fonte de pc na minha bancada, com algumas modificações, acrescentei voltimetros e amperimetros e tbm uns reguladores de tensão. Vc pode usá-la mas cuidado com as tensões do mesmo. o padrão de cabos é vermelhos (5V+), laranja (3,3V+), amarelo (12V+) e preto (gnd).

Tenho uma adaptada para bancada aqui com voltímetro também. Posso ligar os servos nos 5V diretamente ou preciso usar algum componente entre ele e a fonte?

Olá Red,

Melhor um componente entre a fonte e os servos, mais seguro … como eu passei anteriormente … algo como esse shield https://learn.adafruit.com/adafruit-16-channel-pwm-slash-servo-shield/overview … você consegue controlar até 16 servos. Segundo o fabricante você necessita:

5v 2A switching power supply (up to perhaps 4 servos)
5v 10A switching power supply (up to perhaps 16 servos)

Normalmente uma fonte de computador ATX de 200W a 5V fornece 18A; na própria fonte tem as especificações.

Lembrando que o consumo total dos servos irá depender da situação de carga do seu braço robótico.

Abs.

motores em geral acredite ou não funcionam com uma faixa muito grande de tensão o que faz eles queimarem é a corrente, logo você pode usar uma fonte basta colocar resistores para limitar a corrente.
veja o datasheet para saber a corrente maxima do motor