[Dúvida] Compra Raspberry PI 2

Boa tarde, meus amigos Makers!

Estou a fim de comprar a Raspberry PI 2 e vi que no Brasil os preços são absurdos, vi no Ali Express por aproximadamente $ 40 e gostaria de saber se há alguma maneira de conversar com o fornecedor para evitar que a mercadoria seja taxada?

Alguém que já comprou de fora poderia me dar algumas dicas ?

Abraços,

É possível conversar com o vendedor no Aliexpress, tem um campo lá onde você pode enviar mensagens.

Observe que a maioria dos produtos do Alixp são chineses, é bem provável que essa placa seja um clone, se você tem problemas com isso, não compre.

Por fim, você pode pedir para colocar como presente, não estampar logomarcas no pacote e deixar o valor abaixo de 50 dólares (que já é), no entanto, isso é algo totalmente aleatório, você pode ou não ser taxado, ainda mais sendo um produto eletrônico, há uma boa chance de receber taxa de 60% e ainda ter que ir retirar nos correios.

1 curtida

@Yhan_Christian,

Já comprei diversos itens pelo Ali e não fui taxado em nenhuma das vezes. É uma roleta, mas mesmo que você seja taxado existe uma forma de você contestar a cobrança das taxas junto a Receita Federal.

Guarde o print da tela da compra, do boleto se for o caso (eu prefiro usar o boleto emitido pelo EBANX). Junte tudo o que for prova de que seu produto está abaixo dos $50. Lembre-se que é o valor total (Produto + Frete).

Arrisque, tudo vai dar certo. Boa sorte.

Abraços.

1 curtida

Só fazendo a ressalva que, na maioria das vezes, não vale a pena contestar a cobrança, a não ser que seja realmente muito abusiva, no seu caso, deverá ser aplicada a taxa de 60% ou seja, $24 que hoje deve dar uns R$95 (Isso sem contar o frete, que entra no cálculo - levando em conta $40 - que em tese, não deve ser taxado, mas com o frete, creio que deverá passar disso, nesse caso, só calcular 60% em cima).

Para encomendas entre US$ 50 e US$ 500, será cobrado um imposto de 60% sobre o valor aduaneiro, composto pelo preço da fatura comercial somado ao frete e seguro do transporte (caso exista). Além disso, a importação poderá ser tributada de acordo com o Imposto Estadual sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). As alíquotas variam de acordo com o estado de destino, você pode conferir todas aqui.

Motivos que levam à não contestação:

  • Demora meses para o produto chegar: 2, 3 meses, dependendo da época, até mais…
  • Você não receberá o produto, ele ficará retido até que a decisão sobre o pagamento saia;
  • Não há prazo para a emissão final da decisão, que pode ou não ser favorável a você;
  • Você pagará a guarda do item enquanto ele ficar retido devido à contestação.
1 curtida

Senhores, muito obrigado.

Eu vou checar com calma e comprar no Ali mesmo, seguirei as dicas e vamos torcer para não ser taxado e caso seja, que não venha o valor abusivo.

Abraços,

Quanto ao limite de US$ 50, isso só é válido para pacotes enviados de pessoa física para pessoa física. Como aí tem pessoa jurídica(o vendedor) envolvida, a Receita Federal taxa de qualquer forma, sem dó nem piedade.

Ultimamente, TODAS as minhas encomendas que vem em pacotes relativamente grandes(caixas) estão sendo taxadas.

O que eu faço para “me safar parcialmente” é enviar uma mensagem ao vendedor pedindo a declaração de um valor mais baixo porém aceitável para a fiscalização, e às vezes também a descrição do produto para algo parecido porém mais barato(para combinar com o valor mais baixo).

1 curtida

Faz tempo que não importo nada devido ao dólar, mas na época que parei de importar, percebi que o governo estava fechando o cerco mesmo, foi a época da primeira operação maré vermelha e estavam prometendo maior integração entre Correios e RF, infelizmente é isso, se fosse justo ou se esses impostos retornassem em benefícios para o cidadão estava ótimo, mas não é bem o que acontece por essas bandas… Lembrando que o governo já abocanha ~6% de IOF no cartão de crédito.