Dúvida de um iniciante

Boa noite pessoal, tudo bom ?
Sou leigo no assunto de robótica, porém, estou com um projeto em mente e já pesquisei alguns dos itens que vou precisar nesse projeto.

O projeto em questão é fazer o retrovisor do meu carro dobrar ao acionar o alarme do carro.
A ligação no modulo do carro eu já sei realizar.
Minha dúvida é como seria a instalação dos servos motores.
A voltagem que sai do modulo do carro aonde vou ligar os servos são de 12v, porém, só estou achando os servos de 6v. Será que com um conversor ou um simples resistor eu consigo resolver esse problema ?

O Servo Motor 9g Tower Pro Sg90, gira em 180º ou em 360º?
Como seria a programação dele?

Alguém poderia me ajudar nessa missão quase impossível ??? rs

Um servo de 9g nunca vai conseguir dobrar um retrovisor, você vai precisar de servos MUITO maiores e mais potentes. A ligação do servo, de qualquer modo, pode ser feita sem conexão ao módulo de alarme, você precisa alimentar o servo com a tensão nominal que ele exige (e corrente suficiente), usando o negativo em comum, e fornecer um sinal PWM de cerca de 50Hz cuja largura de pulso varie entre 100 e 200 ms (pelo menos os valores que eu conhecia na época em que mexi com aeromodelos eram esses, talvez a faixa de largura de pulsos tenha mudado). 100 ms mandam o servo para um extremo do curso, 200 ms para o outro extremo, 150 ms mandam o servo para a posição central.

No caso do servo teria que ser um MG995?
De qualquer forma eu teria que configurar uma “mini” central com o arduino, correto ?
Não daria para fazer isso sem mexer com arduino então ?

Acho melhor eu deixar isso pra lá, é mais complicado do que eu pensava kkkkkkkkk

Acho que nem esse servo daria conta. Você já percebeu o esforço que é necessário para fechar manualmente um retrovisor ?
O retrovisor tem de permanecer em posição contra o vento quando você trafega a mais de 100 km/h por exemplo.
Mas, admitindo que você encontrasse um servo com essa capacidade, seria necessário, a partir do sinal da central de alarme (que eu desconheço qual seja) fazer o seguinte:
1- ativar a alimentação do servo;
2- enviar o comando para a mudançca de posição;
3- desativar a alimentação do servo.
E, ao desarmar o alarme, fazer o inverso.
Também seria possível deixar o servo de lado, e usar apenas um motor com caixa de redução adequada, e sensores de fim de curso para as posições aberto e fechado.
Até dá para fazer isso usando um circuito “burro”, sem processamento. Eu já fiz coisa semelhante (em outro projeto completamente diferente) usando um CI contador de década (4017), osciladores, etc, mas fica um monstrinho (e, eu te asseguro, MUITO mais divertido de projetar e construir do que escrever código… heeheh).

nesse vídeo que vai facilitar e muito a minha explicação rs

O carro é o mesmo que o meu e ele utiliza o Mg995 e da certo.
Porém, ele utilizou uma placa para esse projeto.

essa é a placa https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170831/8cee5612d7034abcf9ed858907f76aa2.jpg

Essa opção que você me disse referente ao circuito “burro” rs
Como seria ?

O que ele fez com o servo foi transforma-lo em um motor com caixa de redução. Eu continuo questionando se isso vai aguentar vento e trepidação, até porque não se deve movimentar servos pelo eixo de saída. A trepidação em movimento com certeza vai danificar essas engrenagens em pouco tempo.
Quanto ao circuito, essa placa deve ser apenas uma parte do sistema, pois ela tem três relês, mas não sei se ele está usando algum transsitor para gerar o trem de pulsos para o servo, e não vi como ele faz para desativar o motor do servo ao atingir as posições de repoiso do conjunto.

o que você me indicaria Ludicon ?

As diretrizes eu já te passei na mensagem anterior, não tem mais o que “indicar”. Existem dezenas de maneiras de se fazer isso, mas não existe “receita de bolo passo-a-passo” nesse caso.
Se eu me defrontasse com esse problema certamente criaria uma solução, mas não tenho com o te repassar 35 anos de experiência em um tópico de fórum… :grimacing:

kkkkkkkkkkkkk, sei como é.
Vou estudar um pouco mais sobre esse projeto.
Obrigado pelas dicas amigo.

Se você estivesse em CAmpo Grande - MS te diria para vir aqui no “lab”