Duvida na criação da cnc

Bom Pessoal eu estou querendo fazer uma cnc com isso descobri que vao se vários dias de estudo para pode fazer
a minha maior duvida e quanto diâmetro dos guias lineares? qual o melhor diâmetro ? e outra duvida e se uso correia
ou barra roscada comum ou fuso no caso do fuso qual melhor diâmetro

Meu caro, não há algo como “melhor diâmetro” ou modelo ideal, tudo depende do que você pretende fazer com essa máquina, se trabalhos leves ou pesados, tipos de materiais a usinar, força dos motores, tamanho da área de trabalho e etc.

É preciso primeiro planejar bem o que pretende fazer para depois buscar um setup ideal em termos de custo/benefício e não sair no prejuízo comprando peças ou fazendo as coisas pela cabeça dos outros.

obrigado !! fods e que não acho essas informações. como a influencia do fuso e ou da coreia sobre a precisão força e etc.

O diâmetro do fuso influencia no “braço” da sua “alavanca” que é proporcional ao seu torque, quanto maior o “braço” maior o torque, porem como se tem um torque fixo devido ao motor, então quanto maior o braço menor a carga que se pode usar.
O que o @sksdutra falou é para determinar qual a sua carga, que o motor deverá movimentar.
Aqui tem uma calculador que te dá o torque de acordo com a barra roscada e a força necessária para elevar a carga. Para movimentação horizontal você calcula pela massa e atrito e velocidade angular, mas eu esqueci como então vou deixar para outro colocar uma referencia

Bom dia colega , interessante essa ideia sua eu mesmo penso em montar uma maquina assim mas falta tempo ,bem no seu caso os colegas ai estao no caminho certo primeira coisa é saber que material vc vai usinar com isso ,assim pode ter noçao de quanta velocidade ,torque e precisao vc precisara , impresaoras sao rapidas e precisas mas nao tem torque e usam correias , fusos tem torque e precisao mas sao lentos , quanto as guias elas tem que receber atençao especial pois dependendo do material usinado elas podem vibrar junto com o cabeçote de usinagem .