[DUVIDA] Qual a diferença entre os transistores NPN 337 e 547? e como devo escolher?


#1

Olá, estou lendo o livro “Primeiros passos com sensores” muito bom por sinal, dentre as implementações apresentados no livro, existe um exemplo para acender o led somente quando o LDR estiver com pouca luz, dentre os itens utilizados ele utiliza um transistor BC547 um LDR um LED simples e alguns resistores. No meu caso eu não tenho o transistor 547, só possuo um 337, vi aqui que ambos são NPN. Tentei implementar mudando o transistor para o que eu tenho porém não funciona, o led fica aceso independente de luz ou não, como não entendo muito, imaginei que só funcionaria com o transistor 547. Queria saber qual a diferença de um para o outro e como saber qual transistor devo usar.


#2

deveria ter funcionado sim, pois esses transistores são complementares, possuindo poucas diferenças, que não influenciam, na maioria dos circuitos. Aqui os datasheet dos dois transistores: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/50730/FAIRCHILD/BC547.html
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/50725/FAIRCHILD/BC337.html


#3

@Filhow os transistores são do mesmo modelo, entretanto algumas características elétricas são diferentes.

Só para você ter uma ideia do que estou falando, a tensão entre base-emissor é diferente nos dois modelos e pode ser que por isso o transistor que está usando não está funcionando.

Poste o circuito que você está implementanto para que possamos ter uma ideia melhor do que está acontecendo.

Abraços.


#4

Pelo que vi, são transistores de potência, a grosso modo serviriam para prevenir a queima da porta do Arduino caso o sensor demande mais que 20 mA, não sei qual o sensor que está utilizando, mas os sensores de luz mais básicos, no geral precisam apenas de uma resistência, não me recordo se é de 1k ou 10k, ou seja, como o @Jack_Kun mencionou, eles são meramente complementares.


#5

Eu entendi que ele não tá usando arduino, e sim fazendo uma montagem mais simples, utilizando apenas os componentes descritos. Quanto às características elétricas, existe diferença sim, mas somente terão relevância em circuitos amplificadores lineares, que não é o caso do projeto. Mas, realmente, se vc @Filhow postar o circuito, fica mais fácil pra gente ajudar.


#6

@Jack_Kun não necessariamente.

No caso do circuito do @Filhow dependendo da forma como o circuito está montado a diferença em alguns parâmetros impedem o circuito de funcionar sim.

Se o led está acesso independente da luz incidindo sobre o LDR pode ser que a polarização de base esteja sendo influenciada pelo parâmetro de VBE sim, por isso falei sobre postar uma foto do circuito montado que dá para entender a montagem e perceber alguma possível falha de montagem ou componente.

Se entendi a proposição do circuito, dependendo a quantidade de luz que incide no LDR a variação do brilho do LED também irá variar. Se isto estiver correto o circuito estará trabalhando em uma região linear e não apenas como uma chave. Se o que eu escrevi não proceder, o circuito estará funcionando como uma chave (corte e saturação) e dai só teremos duas situações: com luz e sem luz.

Vamos aguardar a foto ou diagrama do circuito para podermos opinar com maior propriedade.

Abraços.