[DUVIDA] Qual a diferença entre os transistores NPN 337 e 547? e como devo escolher?

Olá, estou lendo o livro “Primeiros passos com sensores” muito bom por sinal, dentre as implementações apresentados no livro, existe um exemplo para acender o led somente quando o LDR estiver com pouca luz, dentre os itens utilizados ele utiliza um transistor BC547 um LDR um LED simples e alguns resistores. No meu caso eu não tenho o transistor 547, só possuo um 337, vi aqui que ambos são NPN. Tentei implementar mudando o transistor para o que eu tenho porém não funciona, o led fica aceso independente de luz ou não, como não entendo muito, imaginei que só funcionaria com o transistor 547. Queria saber qual a diferença de um para o outro e como saber qual transistor devo usar.

deveria ter funcionado sim, pois esses transistores são complementares, possuindo poucas diferenças, que não influenciam, na maioria dos circuitos. Aqui os datasheet dos dois transistores: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/50730/FAIRCHILD/BC547.html
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/50725/FAIRCHILD/BC337.html

@Filhow os transistores são do mesmo modelo, entretanto algumas características elétricas são diferentes.

Só para você ter uma ideia do que estou falando, a tensão entre base-emissor é diferente nos dois modelos e pode ser que por isso o transistor que está usando não está funcionando.

Poste o circuito que você está implementanto para que possamos ter uma ideia melhor do que está acontecendo.

Abraços.

Pelo que vi, são transistores de potência, a grosso modo serviriam para prevenir a queima da porta do Arduino caso o sensor demande mais que 20 mA, não sei qual o sensor que está utilizando, mas os sensores de luz mais básicos, no geral precisam apenas de uma resistência, não me recordo se é de 1k ou 10k, ou seja, como o @Jack_Kun mencionou, eles são meramente complementares.

Eu entendi que ele não tá usando arduino, e sim fazendo uma montagem mais simples, utilizando apenas os componentes descritos. Quanto às características elétricas, existe diferença sim, mas somente terão relevância em circuitos amplificadores lineares, que não é o caso do projeto. Mas, realmente, se vc @Filhow postar o circuito, fica mais fácil pra gente ajudar.

@Jack_Kun não necessariamente.

No caso do circuito do @Filhow dependendo da forma como o circuito está montado a diferença em alguns parâmetros impedem o circuito de funcionar sim.

Se o led está acesso independente da luz incidindo sobre o LDR pode ser que a polarização de base esteja sendo influenciada pelo parâmetro de VBE sim, por isso falei sobre postar uma foto do circuito montado que dá para entender a montagem e perceber alguma possível falha de montagem ou componente.

Se entendi a proposição do circuito, dependendo a quantidade de luz que incide no LDR a variação do brilho do LED também irá variar. Se isto estiver correto o circuito estará trabalhando em uma região linear e não apenas como uma chave. Se o que eu escrevi não proceder, o circuito estará funcionando como uma chave (corte e saturação) e dai só teremos duas situações: com luz e sem luz.

Vamos aguardar a foto ou diagrama do circuito para podermos opinar com maior propriedade.

Abraços.