Dúvidas Monitor de Energia com Arduino

@Ricastro, tudo beleza??

Vc precisa setar no código do arduino o IP e a porta que o servidor Xampp esta instalado, suponha que seu PC em que esteja instalado o Xampp seja o IP 192.168.1.104 e a porta 8080, coloca este IP no código do arduino em seguida a porta que o Xampp (MySQL) está usando.

Abraços.

@lucaswmsilva

Blz man, estou trabalhando no código e estou recebendo estas informações quando acesso localhost/energy/medida.php, será que é esse o problema? Dá uma olhada, sabe o que pode ser?
Notice: Undefined index: irms in C:\xampp\htdocs\energy\medida.php on line 20
Notice: Undefined index: potencia in C:\xampp\htdocs\energy\medida.php on line 21

Valeu @lucaswmsilva
Abraços

Olá @mlemos, é possível medir o consumo de cada aparelho da casa de forma individual?

@luizhenriquemsva adiantando sua pergunta, cara é possível sim medir o consumo de cada aparelho, porém financeiramente seria um tanto quanto inviável, pois a quantidade de sensores de corrente SCT 013 000 e de circuito divisor de tensão que vc tera que construir será proporcional a de cada aparelho conectado á sua rede elétrica, e combinamos que o sensor SCT 013 000 é bem carinho, mas apenas para estimativa, vc pode fazer o calculo da media somando a potencia de cada aparelho do seu sistema, e dividindo pela quantidade de aparelhos, não será tão exata pois tem aparelhos que consomem absurdamente mais, como o chuveiro por exemplo, mas é por ai, depende de quanto vc pode investir, mas a ideia é possivel sim.

@lucaswmsilva muito obrigado pela resposta. Já tem uma galera aqui no Rio fazendo isso Greenant inclusive já arrecadaram uma boa grana para montar o projeto piloto. Eu andei conversando com um dos fundadores e ele me disse que a medição que o software deles fazem é em cima de ruídos que os equipamentos introduzem na rede. Eles olham para 4 parâmetros destes ruídos e assim conseguem categorizar o tipo de equipamento que foi ligado e por quanto tempo.

1 curtida

@luizhenriquemsva cara ideia genial essa de analisar os ruidos da rede, deixe nós por dentro dessa novidade, para que possamos estudar e quem sabe até incrementar neste projeto que trabalhos em cima, abraços.

@lucaswmsilva como funciona a analise de ruídos através do Arduíno?

@mlemos existe algum projeto aberto de medidor em formato de plugin? Gostaria de montar um medidor onde o usuário possa conectar na tomada e depois conectar o aparelho que ele deseja medir.

@lucaswmsilva estou com um projeto parecido com o seu, estou usando o mesmo sensor SCT-013-000, gostaria de saber como foi a montagem do seu circuito? código? e se nos seus testes ficaram apresentado muito ruído? agradeço desde já se puder me ajudar. se você seguiu algum tutorial e quiser deixa aqui para ajudar, também agradeço.

@Wallyson basicamente usei todo o tutorial seguido aqui mesmo no fórum, o circuito é um simples divisor de tensão que recebe a leitura do sensor de corrente e converte a corrente recebida do sensor para uma tensão de 0 a 5 volts, onde o arduino consegue ler em sua porta analógica, neste fórum do fazedores existe um tutorial onde o @mlemos explica detalhadamente sua construção e códigos, no meu github tem o código, procure lá por lucaswmsilva, mas qualquer dúvida manda aqui que estaremos prontos a ajudar, abs.

Lucas Macedo.

Obrigado pela dicas @lucaswmsilva, no entanto nos testes aqui, quando executo no navegador http://localhost:8090/energy/ ele retona a pagina mostrando o código do php, fiz até a sua sugestão que vi nos comentários que era de mudar o <? por <?php e não deu certo, quando faço isso no navegador não aparece nada. gostaria de mais alguma sugestão sua se for possivel. Obrigado.

@mlemos bom dia meu caro, sou admirador do seu trabalho, acompanhando seus projetos a algum tempo.
Estou desenvolvendo esta parte de seu projeto (comunicação Ethernet) como parte do meu TCC (onde utilizarei ZigBee também). Estou sofrendo um único problema que tem me tirado o sono faz dias e sinceramente não sei o que fazer.

Consegui fazer o site funcionar e adicionar dados de forma forçada (usando “http://localhost/energy/medida.php?irms=200&potencia=0” que foi citado).

Na hora de fazer a transmissão do arduíno para o arquivo “medida.php”, aparece a seguinte mensagem de erro (forcei o arduino a pegar um IP fixo para eu ter mais controle… apenas tirei a parte inicial do código em que ele fazia um IP entre DHCP e ip fixo):

Olhando o código que você nos forneceu, temos esta parte:

client.connect(“192.168.1.101”,8080); // Conecta no servidor na porta 80 (CONFIGUREI MEU XAMPP para 8080) (vamos usar http).
delay(500);

if (client.connected()) {

Creio que este IF não esteja sendo atendido, logo estou tendo um problema entre ARDUINO (que recebeu IP 191.168.1.177) e aquele php medidas ou algo no meu computador onde o xampp está instalado (que possui IP 192.168.1.101).

Você pela sua experiência, faz ideia de algo em que eu possa trabalhar para averiguar este problema.
Peço por favor uma ajuda, qualquer que seja… já pedi ajuda a 2 amigos da área de TI e até agora nada, estou ficando um tanto quanto preocupado.

Atenciosamente;

Olá @Thiago_Valfre_Lecchi,

Caro, você consegue de seu browser acessar esta url ( http://102.168.1.101:8080 ) ?

Você consegue ver o log do seu servidor de web para ver se tem alguma conexão chegando ali?

[]s

Manoel

Olá @mlemos, meu projeto conseguia sim acessar a url que puxa o php construído por você. O mysql também estava funcionando pois ao “forçar” a inserção, os dados ficavam registrados no mysql (dados que vinham pela url que a gente digita no browser, e não os dados do arduíno).

Consegui resolver meu problema e fazer o projeto funcionar. Simplesmente, percebendo que o @lucaswmsilva (que por sinal é amigo e ajudante meu nesse projeto a alguns meses) usou o WAMP, e você uma versão pra MAC e eu estava tentando usar o XAMP (que era para funcionar)… pensei que poderia ser esse o motivo de nada funcionar aqui. Então tive a ideia de “imitar” a adoção do wamp do Lucas, (de acordo com a foto da php dele) e simplesmente FUNCIONOU. Outro detalhe é que instalei o wamp em outro pc (com o mesmo windows 7 vindo da mesma instalação, ou seja, meus 2 notebooks tem sistemas operacionais gêmeos, o que creio que não tenha sido o culpado pelo problema). Utilizo NOD32 nos 2 computadores e abri o firewall nos 2.

No meio de tanta incerteza pela razão de um pc funcionar e outro não, creio que o WAMP foi o segredo do sucesso nessa etapa. Então fica a dica para quem ler este fórum, o WAMP funcionou para mim, é bem fácil de usar (somente o código php que precisei de corrigir uns errinhos a mais, coisa mínima).

Enfim, agradeço a você @mlemos e ao @lucaswmsilva pela boa iniciativa de ajudar tantos entusiastas na área de telemedição, meu PG tem forte participação de suas publicações.

No mais, quando terminar tudo, posto aqui no forum para se alguém quiser acompanhar.

Att;

1 curtida

É isso aí Thiago, no começo é um tanto assustador este projeto mas quando finalizamos é muito gratificante, @mlemos é um mestre, pegou a idéia original e incrementou numa interface complexa mas bem mais simplificada do que a versão do site OpenEnergyMonitor, agora a missão é nos melhorarmos ainda mais e incluir mais idéias legais.

1 curtida

Boa tarde gente, assim queria saber como é possivel fazer um script no arduino para verificar o consumo em kWh e tambem o valor do consumo em reais, em tempo real no caso. Se possivel me ajudar obrigado

Olá @darlanf, belê?

Cara sim é possível, gostaria antes de mais nada para que vc possa entender o projeto em sí que vc possa ver os videos de apresentação do projeto feito pelo @mlemos, Apresentação Medidor de Energia Arduino assim vc entenderá os princípios de funcionamento de todo o sistemas, um detalhe importante, vc já possui os componentes necessários para criação deste projeto?

Abraços.

@lucaswmsilva

Olá,

Estou também construindo um monitor de energia para apresentação em TCC, estou tendo problemas não com a interface ou comunicação com sensores e sim com a precisão dele. O que vocês estão construindo tiveram que alterar alguma coisa do circuito apresentado no open energy monitor? Quando não tem corrente nenhuma passando por ele, ele está apresentado um pequeno valor de corrente, como ajustar isso?

Att
Diego,

Olá @diego, tudo jóia?

Cara, esse “resíduo” na maioria dos casos vai ter sim, o meu medidor de energia estava dando algo em torno de 0.27 W mesmo sem nada conectado nos sensores de corrente, consegui deixar um resíduo máximo de 0.13 W, algo que é considerável e podemos usar sem problemas pois é pouco mais de 0.1 W, não muda muita coisa nas leituras, agora mais que 1 W ai já é preocupante, ai vai algumas dicas, não deixe o circuito do medidor de energia próximo á fontes que geram interferência eletromagnética, ex: notebook, TV, rádio etc, isso gera um resíduo e tanto, use resistores no circuito divisor de tensão de tolerância máxima de 1%, caso estas dicas não amenize, tente fazer uma operação matemática que dentro do código, exclua o valor do seu resíduo, exemplo (valor lido - valor residual) = leitura real, tente implementar esse algoritmo em seu código, caso dê erro, ou algo muito louco surja aí, siga esta etapa de calibração conforme o site http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/calibration,
Abraços e boa sorte.

Lucas Macedo
Engº. Eletricista

@lucaswmsilva

Não conheço o circuito de aquisição utilizado, mas não seria o caso de implementar um filtro passa baixa na entrada do conversor AD do Arduino?

Abraços