EagleCAD - Erro na layer 29 (Stop Mask)

Olá pessoal, o eagle está apontando erros na layer Stop Mask em todos os componentes:

Como podem ver pela imagem, ele aponta o erro onde acontece uma sobreposição, alguém saberia me instruir sobre o mesmo? Como posso resolver e porque o eagle “reclama” disto?

Obrigado desde já!

Não uso o Eagle, mas pelo que mencionou, creio que, se você não vai usar a camada de stop mask em seu projeto, desative-a e provavelmente os erros irão parar.

Sim, caso eu desative a camada os erros somem, mas isto não seria “ignorar” um possível problema?

Como eu disse: Você está usando stop mask? Se não está, você estará se livrando de problemas. Os layers de stop mask apenas determinam o limite para a solda e é colocado automáticamente em cima de vias e de pads com 4mils. Se você for usar os layers de stop mask, você poderá modificar suas especificações nas Design Rules - Mask Settings.

Tudo bem Arthur?

O Eagle reclama pois você está colocando os traços de silk screen sobre o layer de stop mask. O silk screen são as incrições em branco na placa usadas pra indicar a localização dos componentes, os nomes deles, ou qualquer outro texto que você queira inserir. O padrão do eagle é considerar como silk screen tudo o que está representado nos layers: 21 tPlace, 22 bPlace, 25 tNames e 26 bNames.

Os layers de stop mask (números 29 e 30 no Eagle) indicam as partes da placa que não serão cobertas pela máscara de solda. Nos pads dos componentes por exemplo, a máscara de solda é sempre aberta, deixando a parte condutiva exposta para você poder soldar os terminais depois. Porém, quando você coloca o silk screen sobre um pad de componente (e consequentemente sobre o stop mask), o Eagle considera um erro, já que isso não é uma boa prática e pode atrapalhar muito na hora de soldar o componente. Veja no seu caso por exemplo, o silk cobre quase o pad todo, aí vai ser bem difícil de soldar. O ideal é que quando você for fazer a biblioteca do componente, não haja traços de silk sobre os pads, ou no caso de você baixar a biblioteca pronta, edite o footprint e refaça os traços, para eles não baterem no stop mask, além disso tome cuidado quando for posicionar os nomes dos componentes para que eles também não fiquem sobre os pads.

Se você for produzir essa placa em uma fábrica, o layer stop mask é obrigatório, não tem como não usar. O que você pode fazer é pedir pra fábrica realizar um “clear” nas partes onde o silk se sobrepõe nos pads, assim eles serão apagados nessas áreas. Porém é bom conferir isso antes, porque tem fábrica que faz isso automaticamente mesmo sem pedir, e tem fábrica que não faz.

Agora se você for produzir essa placa de modo artesanal, provavelmente não vai ter silk e nem máscara de solda, assim você pode ignorar esses erros.

Abraco.

2 curtidas

Entendi, explicação muito completa, obrigado!