Empreendedorismo

Eu ouvi dizer que o raspberry pi não serve para questões empreendedoras , por exemplo fazer um produto final e lançar no mercado , isso procede ? se não da para fazer isso com raspberry pi quais são outras formas de fazer ?

O certo para produtos “de consumo” é você desenvolver sua idéia em uma plataforma desse tipo e depois mudar para eletrônica dedicada. Para citar um exemplo, os Rasp e os Arduino não são confiáveis em ambiente de “mundo real”, com ruídos elétricos, intempéries, choques mecânicos, etc.
Digo isso após ter trabalhado com P&D e desenvolvimento de protótipos nos ultimos 10 anos.

ah sim , então depois da minha ideia tenho que procurar um profissional de eletrônica para viabilizar meu projeto ?

Exatamente, essa é a melhor opção.
Inclusive em relação a custos, pois dependendo da aplicação, um hardware dedicadp é mais barato que um “genérico”, além de muito mais robusto e confiável.
Eu dou suporte a desenvolvimento de protótipos de Startups locais em parceria com o SEBRAE (Campo Grande, MS), e em um dos casos o pessoal desenvolveu um produto muito interessante, mas que seria usado em campo aberto. O desenvolvimento foi feito com Arduino e módulos sensores da Adafruit (baratos e fáceis de usar), mas que não podem ser usados externamente por conta de entrada de água, por exemplo.
Aṕos conversarmos sobre isso, eles partiram para um hardware dedicado e para sensores adequados a ambiente industrial.

O que realmente vc quer fazer? Pq a pergunta é muito genérica e sim raspberry pode ser usada em ambiente industrial mas depende da aplicação tipo servidor de dados ou tarefas simples em ambientes sem ruido IEM.
Talvez o que vc procure seja atendido por outros fabricantes como Toradex que são produtos para uso industrial. Explique sua ideia ai fica mais facil ajudar…