Energy Monitor com arduino

gostaria de saber como fazer o cálculo de quanto está sendo gasto em reais e como gerar o gráfico, quais medidas usar ?

Não sei dar detalhes absolutos sobre esse projeto, mas pelo nome, acho você deseja saber quanto está gastando em consumo elétrico não? Bom para chegar ao valor ele deve usar um sensor de corrente/tensão, de posse desses valores, você deve calcular a potência em Watts que é feito assim:

Volts x Amperes/hora = Watts/hora

Resta saber quanto custa 1 Watt na sua cidade, dai é só fazer mais uma multiplicação e chegar ao valor em Dilmas.

Para gerar um gráfico, depende de todo o contexto lógico que você usa para isso, se conseguir exportar o valor para o formato CSV (ou outro formato apropriado para intercâmbio de dados como XML ou JSON), por exemplo, é possível fazer isso até com planilha eletrônica…

Eu queria exportar um json a partir dos valores inseridos no Banco de Dados MySql, to usando Django para fazer o backend do site.

Bom, se é um website, ao meu ver não precisa exportar os dados para outro formato (a não ser que queira criar uma API ou permitir que o usuário baixe o histórico, por exemplo), já que essa mídia já é essencialmente visual, basta você consultar a tabela do banco de dados diretamente e mostrar essa informação em um gráfico. Não precisa sequer de muito esforço, existem muitas API’s de Javascript que fazem isso, uma que eu gosto muito é a Highcharts.

Aqui você pode checar vários demonstrativos: Demonstrações do Highcharts. Certamente uma serve para a sua situação.

No meu caso estou usando a API canvas js http://canvasjs.com/html5-javascript-dynamic-chart/
para gerar um gráfico dinâmico, iria ter que fazer uma consulta a cada segundo para gerar o gráfico de forma dinâmica, Obrigado pelas respostas @sksdutra

De nada @iagocavalcante, entendo que gerar o gráfico de forma dinâmica não implica essencialmente dizer que a consulta vai ter que ser feita a cada segundo, claro que, diminuindo o tempo de consulta, ele vai “parecer vivo” mas também vai demandar mais recursos do servidor e, dependendo do quão bom seja este servidor, ele pode até travar ou enviar resultador incorretos, talvez essa abordagem seja interessante para depuração.

Acho que nesse contexto uma boa opção seria rodar a consulta a cada hora, por exemplo, assim o usuário poderia saber quanto ele está gastando por hora, em quais horários há maior pico e o que ele pode fazer para reduzir o consumo nesses horários e perceber como ele evolui até chegar ao fim de cada mês.

Excelente ideia, mais uma vez obrigado !

Olá,

Gostei muito do projeto
Há muito tempo tenho a ideia de construir um medidor de consumo para as recargas de celular.

Sendo uma medida que seria feita em uma corrente baixa, poderia até colocar “em linha”.

O que vocês acham? O que seria necessário alterar no projeto para que eu pudesse montar meu medidor?

Sobre alteração de projeto, não sei dar detalhes, mas tem que saber exatamente o que você quer de fato. Um medidor de consumo para recargas de celular ou para qualquer outro aparelho é o tipo de coisa que pode ser construído para testar conhecimento mas, ao meu ver, não é de grande utilidade prática tendo em vista que o consumo da fonte (adaptador AC/DC) está precisamente estampado no case da mesma.

A fonte é a questão, mesmo que não esteja conectada ao dispositivo mas esteja conectada à linha, ela continua a consumir energia, no case informa quantos volts e quantos amperes são consumidos a cada hora, de posse da informação basta saber quanto tempo o celular ou qualquer outro dispositivo leva para efetuar a recarga completa e assim, será possível calcular a potência em Watts e sabendo quanto custa o Watt/hora em sua cidade, saber quanto você gasta por recarga do aparelho em média, sem precisar de nenhum instrumento.

Exemplo: A fonte de um celular tem saída DC de 5V e 750mA qual a potência? 0.00375 kW. Basta saber quanto custa o kWh em sua cidade e quanto tempo o celular leva por recarga para saber quanto gasta em cada. Lembrando de adicionar impostos e etc…

Olá pessoal
estou pensando em fazer um medidor de energia com o arduino, mas gostaria também de medir o fator de potência.
Alguém poderia me ajudar.
Obs.:
A base para medir o fator de potência seria eu ter as potências aparente (VA) e ativa (W) consumidas.

pretendo medir os picos de consumo de energia na minha casa, estou com o sensore de corrente acs217, não entendi como guardar os valores do sensor no banco de dados, alguém sabe dizer?

Fala ai pessoal blz!
Estou querendo iniciar um projeto de monitoramento de energia (corrente nas fases, tensao, temperatura, humidade…) utilizando o arduino Mega ou outro similar…
Vi que o Manoel Lemos fez um utilizando o arduino uno e outro utilizando o mega, mas com o mega eu não vi as liações eletricas e programação como ficou para eu poder ter uma base e fazer apenas algumas alterações…
Alguem pode me ajudar???

Obrigado desde já…