Erro ao medir corrente com o sensor de corrente SCT-013 100

Boa tarde, estou utilizando o sensor SCT-013 100 para medir a corrente de alguns equipamentos e consequentemente calcular sua potencia.
Montei este circuito, como disponibilizado no site:

Mas quando monto e carrego para o arduino, no monitor serial aparece estes valores, mesmo sem ter nada conectado no sensor.

Estou usando:

  • Arduino Uno;
  • Capacitor de 10uF;
  • Resistor de carga de 33 ohms;
  • Dois resistores de 10k para o divisor de tensão.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar!

Também estou enfrentando o mesmo problema, vc usa qual arduino?

Estou usando:

Arduino Uno;
Capacitor de 10uF;
Resistor de carga de 33 ohms;
Dois resistores de 10k para o divisor de tensão.

Olá!

Para tentar entender o problema assisti a apresentação do Manoel na Campus Party e tem um momento no qual ele menciona um valor de calibração. Nesta mesma apresnetação, ele cita que a leitura de cargas muito baixas demonstram um erro considerável.

Este valor é que deve ser ajustado para que o circuito demonstre 0 na leitura em aberto.

Como sabemos, na vida real as coisas são diferentes do ideal, por exemplo, os resistores que foram usados no circuito podem ter um erro de até 5%, e é exatamente isto que está fazendo aparecer um desbalanço na leitura.

Consultei o site https://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/calibration e lá existe toda a teoria e alguns valores sugeridos para calibração (apesar de estar em inglês).

Não tenho um sensor destes disponível para fazer testes, porém fiquei muito interessado! já estou encomendando um!!

Espero ter ajudado!

Saudações

@Andre_Gomes o problema é que com o circuito apresentado cria-se um “nível” de erro na entrada do conversor AD do Uno.

O correto é utilizar um circuito de conformação do sinal entre o sensor de corrente e o Arduino, projetado de forma adequada para os níveis de sinal envolvidos.

Da forma como está dá pra fazer e como já citaram aqui você precisa “ajustar” no software esse valor inconveniente.

Abraços.

Vc conseguiu resolver o problema?

E como faço esse ajuste?

@Andre_Gomes comece pela sugestão do @maumaker assistindo o vídeo do Manoel.

Creio que a melhor forma agora seria você ajustar o valor via software, ou seja, subtraindo do valor lido o valor que você tem como “erro”. Na tela foi algo como 0,14A.

Faça as contas.

Pela internet você encontra vários desses circuitos conformadores, mas ai já é outra história pelo fato de ser complexo conformar um sinal desses.

Abraços.

2 curtidas