Escolher Impressora Profissional

Boa tarde Renato,

Estou querendo abrir uma empresa de prototipagem, mais tenho muitas duvidas de qual impressora comprar,preciso de uma impressora que consiga imprimir uma maior variedade de material, cheguei a pesquisar sobre a 3ds cube pro trio que imprime em Abs, Pla e nylon, mais o preço do cartucho é um absurdo, estou pensando em investir até uns 20 mil em uma impressora, poderia me ajudar , sugerir alguma.

Att,

Darlan

Se for velocidade aconselho impressoras SLS, possui otima resolucao e velocidade. Usa po de plastico ou metal e vc consegue imprimir de forma profissional com laser.

Seria uma boa opção Renato, mais são bem mais caras né, indicaria alguma ou sabe de algum modelo com o preço mais razoável ?

Ai vai depender da demanda, para que o cliente deseja e quantidade a ser impressa. Alem de que material plastico o cliente deseja. Grau de deformacao do plastico,rigidez sao fatores importantes a analisar. Alem do principal que eh a dimensao do produto a ser oferecido. Para pecas mecanicas como engrenagens e modelos de produtos portateis alem de pecas reconstituidas seria boa uma impressora com alto grau de resolucao,porem se for pecas simples porem em quantidade seria melhor sacrificar qualidade por algo com maior velocidade. Esta abordando de forma muito superficial,se for mais especifico posso ajudar pois ha uma gama muito grande de utilizacao das impressoras 3d.

uma impressora pessoal que acho interessante eh a da vinci:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-591664897-impressora-3d-xyzprinting-da-vinci-10-_JM
ou a de alta velocidade porem nao tem em escala industrial eh a impressora delta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589192792-kit-para-impressora-3d-kossel-mini--_JM

Ambas sao boas porem nao foram feitas para servico industrial,sao rapidas porem nao o suficiente para satisfazer um cliente dono de empresa.

Se for abrir um negocio simples que atenda a populacao com projetos simples aconselho o uso dessas acima umas 4 a 5 delas. Vai depender do fluxo de negocios fechados e tambem o calculo de material gasto. Muitos cobram por peso de plastico multiplicado por um fator X contando custos com energia,materia prima e gastos com a maquina. Normalmente essas maquinas trabalham com plastico ABS ou PLA porem essas maquinas podem trabalhar com qualquer plastico desde que seja termoplastico como PVC ou Nylon. Existem ABS e PLA com textura de borracha como tambem translucidos ou fluorecentes.

Outra dica, normalmente opte por impressoras que possua a base de impressao fixa e nao as que movem pois o maior problema delas eh que ao mexer a base tem chance de descolar a peca da base. normalmente os melhores eh o cabecote que se move no eixo XY e a base somente com movimentos suaves (mm/min) no eixo Z.

Dica 2 eh que nao importa a melhor impressora que seja, vai ficar uma bosta se nao souber calibrar. O segredo de uma otima impressao eh sempre calibrar bem a maquina e uma boa configuracao de fabrica.Opte por estruturas mecanicas mais robustas que nao desfoque ou balance ao ter trancos nos eixos. (causa perda de precisao).

Dica 3 sempre que comprar uma impressora pergunte o diametro do bico de extrusao e a expessura das camadas a serem depositadas.

Obrigado pelas dicas Renato, comecei a pesquisar agora e estou meio perdido mais aos poucos com as dicas vou me orientando para não errar na compra.
Vlw

Buenas galera, estou entrando agora no ramo da impressão 3d, a empresa que eu trabalho comprou uma, pesquisamos e optamos por este modelo comprado aqui no Brasil (Novo Hamburgo RS):

http://en.3disonprinter.com/product-pro.php

Alguém conhece, o que acham do modelo? Custou aproximadamente R$25.000,00.

Olá, já que ninguém respondeu vou continuar falando da minha impressora.

Comecei as tentativas de tirar peças boas, meus produtos são mais técnicos, são mais de uma peça que se encaixam, então a precisão das peças é fundamental. Notei que a espessura da camada não muda muito a precisão, mas o posicionamento da peça sim, e muito. Por exemplo, uma torre para parafuso, se eu coloco ela de pé fica ruim, não fica circular e deforma, agora se coloco deitado fica bem melhor, porém exige material de suporte, vou começar a usar o solúvel. Também notei que a velocidade influencia muito mais que a espessura da camada. Meus melhores resultados foram com 40mm/s e 0,1mm, o software é o Kreator K creio que seja proprietário do fabricante.

Alguém tem dicas para mim?

a espessura ajuda na resolucao da peça para nao ficar aquelas marcas de layers. Realmente,a velocidade e posicionamento sao fatores que desfocam a peça mas isso depende de impressora para impressora.Impressoras robustas ajudam a minimizar o tranco e o bom alinhamento com a bancada e a fixacao fazem otimizar a velocidade de impressao sem perda de resolucao.