ESP8266 com módulo Relé 5V

Olá,

Preciso de ajuda com esse projeto, poderiam me ajudar por favor?

Quero utilizar um ESP8266 para ligar e desligar um relé pela internet através de WebSocket.

Do lado esquerdo da protoboard está com 3V para alimentar o ESP8266 e o lado direito 5V para alimentar o relé.

Entre os dois utilizo um Conversor de Nível Lógico bidirecional para comunicação entre os dois.

No ESP8266 utilizo o GPIO2 para controlar o relé.

A parte do WebSocket está funcionando legal, o problema é que não estou conseguindo acionar o relé.

Quando ligo a fonte da protoboard a lâmpada conectada ao relé dá um flash (acende e logo apaga rapidamente), como se tivesse dando uma sobrecarga ao ligar a fonte.

Alguém teria alguma ideia do motivo pelo qual não consigo acionar o relé?

Desde já agradeço!

É uma lâmpada convencional que está ligada ao relé e à rede elétrica.

Pois é…eis a questão…está parecendo realmente que está sem “força” para acionar o relé…

Vou tentar medir a corrente e retorno mais tarde.

Sim, na fonte consta 1A.

Na medição está dando 0,8mA aproximadamente. Com essa corrente deveria conseguir acionar certo?

O que seria ruído que mencionou? Mau contato?

Pra ser bem sincero não tenho certeza…
Poderia me instruir como devo medir os amperes por favor?
Coloquei a ponteira vermelha do multímetro no 10A e a preta no COM, porém não tenho certeza de onde devo fazer a medição.

Ups…vou pesquisar mais!
Obrigado!

Olá!
Fui estudar mais um pouco e consegui medir!
No lado que está 3V eu medi 0,04mA e no lado de 5V eu medi 0,09mA.
Está mais dentro da normalidade?

Os pinos do ESP tem variação de estado durante o boot, alguns ficam HIGH por algum espaço de tempo ou oscilando e não adianta você colocar no seu programa pra fiar LOW no setup porque isso acontece no boot (antes de carregar o seu programa).

Na ESP8266 sempre ligue relê nos pinos D1 ou D2 que sempre ficam em estado LOW durante o boot.

Tem toda a razão.
Inclusive eu consegui resolver a parte que estava faltando para funcionar.
Em breve eu posto aqui como consegui.

Eu estou fazendo um projeto parecido, e passei por esse problema ao utilizar o o ESP-01, só consegui resolver trocando mesmo pelo ESP-12E, que possui mais IOS sem este problema do FLASH. E também pois no meu projeto eu preciso de um Input do interruptor.

No seu caso eu recomendaria tentar alimentar o ESP e o Relê com fontes separadas para isolar falhas. (no meu eu utilizo a mesma fonte, que tem 1A, mais um regulador AMS1777 com capacitores para transformar o 5v em 3.3v com menos ruido).

Outro detalhe que eu tive problemas foi o sinal indo direto do pino IO do ESP para o acionar o modulo relê, mesmo ele tendo um transistor embutido, as vezes ficava meio intermitente o acionamento, resolvi isso colocando um transistor S5080 (ou um 2n2222).

Recomendo também considerar trocar o ESP-01pelo ESP-12E que é bem mais versátil e, comprando no Brasil, tem o preço até mais em conta que o ESP-01 por incrivel que pareça. (paguei R$17 no ESP-12E na ultima compra).

Olá Pessoal.

Após muita pesquisa na internet, consegui acionar o módulo rele através de um transistor BC337 para ampliar o sinal de 3v para 5v.
No GND do transistor utilizei um resistor de 10k.
Segue fotos.