Ferramentas para trabalhar com madeira balsa

Pessoal, estou tendo dificuldade para escolher e encontrar ferramentas para trabalhar com madeira balsa. Pretendo brincar de fazer robôs utilizando estas madeiras, gostaria que me indicassem ferramentas essenciais para isso. Também não estou encontrando uma loja boa. Nem no mercado livre consegui encontrar ferramentas. Por exemplo, queria um fatiador mas não tenho ideia de onde comprar. Na minha cidade (floripa) acho que nem pensar.

E ae Alex blz?!
Trabalhei com madeira balsa por um tempo, e muitas das ferramentas que utilizava eram estiletes, bisturis, serra de mão 52 dentes/pol, régua de aço (usava como guia para o estilete e o bisturi), cola…
É uma madeira muito, muito macia e leve, além das conhecidas “chapas”, são vendidas tbm “vigas” (5x5mm, 10x10mm, embora a maioria seja medida em frações de polegadas) e os ailerons (“flaps”, peças triangulares usadas em aeromodelismo).
Aqui no Rio existia um excelente e conhecidíssimo fornecedor, a Hobbylandia, mas infelizmente a loja fechou em 2011, mudou para loja online, tentei verificar o site mas não o encontrei.
Vou garimpar na net, e qualquer informação de passo.
A, uma coisa, eu era assinante da revista mecatrônica fácil, e nela haviam muitas dicas tanto para trabalhos em balsa quanto para trabalhos com outros materiais como isopor, poliestireno, acrílico…, dá uma olhada na net e vê se ajuda…

Pesquisando encontrei esses:
http://www.frutodearte.com.br/index.php?cPath=1012_1013&osCsid=73592u0fr89ud9iqsbb5o25e05


http://www.hspnet.com.br/site/index.php?pag=pesquisa&tarefa=40&letra=m

Vi algumas ferramentas tbm.

Legal Jefferson, pra começar vou comprar umas madeiras, uma serra de 52 dentes e um conjunto de limas e um estilete. Será que precisa de mais alguma coisa? Outras ferramentas, como regua, esquadro, alicate e essas coisas mais comuns eu já tenho.

Pow alex,
Eu aconselharia uma dremel, ajuda bastante na parte de desbaste, corte circular e reto, lixar…mas se estiver no aperto, da pra fazer tudo sem ela.
Ah, bom tbm ter uns “sargentos”, grampos e pregadores (eu os utilizava bastante para mater as peças a serem coladas juntas).

Eu até tenho uma Dremel, mas não tenho muito prática de cortar com ela. Eu comprei um disco para madeira para a Dremel. Esse aqui. Mas não me acertei muito. O corte ficou muito torto, por mais que eu risque bem a madeira e tente cortar certo.

Acho que vou utilizar ela só para fazer cortes imprecisos. Achei que com com a serrinha e com estilete seria mais fácil de fazer cortes precisos.

Uma dúvida, será que eu conseguiria fazer polias igual explica neste video com madeira balsa? Porém as polias que eu preciso serão menores, de cerca de 15 a 30 mm de diâmetro. Será que fica forte o suficiente pra usar com um Motor DC?

Com relação à dremel, uso esse aqui, ajuda muito.


As polias podem ser feitas de balsa mas recomendaria uma madeira mais firme. Mas se for usá-la, recomendo não moldá-las como no vídeo, melhor é colar discos em sanduíche (disco pequeno entre discos grandes), e apos terminar, um banho de cola para tornar a peça mais forte.
Deve considerar que as polias devem suportar altas rotações e grandes torques quanto maior for o diâmetro, por isso a recomendação de madeira mais forte.
qualquer duvida, estamos aqui.

Legal essa guia! já encomendei uma. Obrigado pelas valiosas informações, Jefferson!

Boa tarde caro e nobre amigo, já trabalho com madeira há mais de 20(vinte anos) e não importa a espessura muito menos a fragilidades, você pode montar uma serra de mesa para você. Essa serra pode ser de mesa bem pequena e com serras que possuam uma boa quantidade de dentes. Caso queria posso disponibilizar algumas coisas, abraços e execlente sorte.

Olá Agnaldo, uma Serra é meio complicado para mim, pois eu moro em apartamento e disponho de pouco espaço. Gostaria de ter algo simples para cortar pequenos pedaços de madeira. Acho que esse conjunto para a dremel já é suficiente.

Ah, legal, realmente morar em apartamento não é facil, de fato fica complicado. Boa sorte e abraços