Fios sólidos 22 awg para prototipagem

No início da minha jornada com Arduino, sempre utilizei os jumpers chineses, muito comuns em kits vendidos pela internet. Mesmo quando os projetos eram simples e requeriam poucos componentes, às vezes próximos entre si, fazia a ligação dos mesmos com os longos fios “made in china”.

Era feio ver um monte de jumper na protoboard, além de deixar o projeto mais difícil de entender. Olhando de cima, ou de lado, parecia uma teia de aranha. Para contornar o problema, comecei a cortar e descascar fios de telefone (aqueles famosos fios cinza). Cortava no tamanho exato para ligar os componentes. Mas eram todos da mesma cor e não ficava claro o que ligava em que. O encaixe com as portas do Arduino Uno não era dos melhores também. Ficava meio solto.

Pesquisei na web sobre kits de fios para prototipagem e encontrei um chinês, vendido a preço de ouro no Brasil. Foi então que resolvi eu mesmo comprar meus fios. Isto ajudou muito a deixar os projetos mais compreensíveis e amigáveis aos olhos graças às sete cores que estavam à minha disposição.

Esta solução foi boa para mim. Imaginando que possa ajudar outras pessoas, criei alguns kits e os coloquei à venda no Mercado Livre.

@everton.ic08 desde que me iniciei em projetos com protoboard eu utilizo fios rígidos 22, aqueles utilizados em jumpers de telefonia.

Isso facilita muito quando temos que espetar a ponta de prova de um multímetro ou do osciloscópio para ver algum sinal.

Muito legal essa sua iniciativa, tenho certeza de que isso vai ajudar muita gente.

Abraços.

Isso é bacana, nós usamos esses fios em quase todo protótipo na PandoraLab. Um hack bacana desses fios é, se você usa um jumper Fêmea-Fêmea, ou Fêmea-Macho e quer transformar uma das pontas fêmeas e macho, você pode cortar um pedacinho do fio (1.5cm mais ou menos), desencapar ele todo e colocar na conexão fêmea :slight_smile: