Fios sólidos 22 awg para prototipagem


#1

No início da minha jornada com Arduino, sempre utilizei os jumpers chineses, muito comuns em kits vendidos pela internet. Mesmo quando os projetos eram simples e requeriam poucos componentes, às vezes próximos entre si, fazia a ligação dos mesmos com os longos fios “made in china”.

Era feio ver um monte de jumper na protoboard, além de deixar o projeto mais difícil de entender. Olhando de cima, ou de lado, parecia uma teia de aranha. Para contornar o problema, comecei a cortar e descascar fios de telefone (aqueles famosos fios cinza). Cortava no tamanho exato para ligar os componentes. Mas eram todos da mesma cor e não ficava claro o que ligava em que. O encaixe com as portas do Arduino Uno não era dos melhores também. Ficava meio solto.

Pesquisei na web sobre kits de fios para prototipagem e encontrei um chinês, vendido a preço de ouro no Brasil. Foi então que resolvi eu mesmo comprar meus fios. Isto ajudou muito a deixar os projetos mais compreensíveis e amigáveis aos olhos graças às sete cores que estavam à minha disposição.

Esta solução foi boa para mim. Imaginando que possa ajudar outras pessoas, criei alguns kits e os coloquei à venda no Mercado Livre.


#2

@everton.ic08 desde que me iniciei em projetos com protoboard eu utilizo fios rígidos 22, aqueles utilizados em jumpers de telefonia.

Isso facilita muito quando temos que espetar a ponta de prova de um multímetro ou do osciloscópio para ver algum sinal.

Muito legal essa sua iniciativa, tenho certeza de que isso vai ajudar muita gente.

Abraços.


#3

Isso é bacana, nós usamos esses fios em quase todo protótipo na PandoraLab. Um hack bacana desses fios é, se você usa um jumper Fêmea-Fêmea, ou Fêmea-Macho e quer transformar uma das pontas fêmeas e macho, você pode cortar um pedacinho do fio (1.5cm mais ou menos), desencapar ele todo e colocar na conexão fêmea :slight_smile: